Fevereiro de 2001. ladrões e desordeiros estavam à vontade em Salvador. Seis agências bancárias e quarenta ônibus foram assaltados só na quinta-feira. Dezenas de lojas tiveram os estoques saqueados. Centenas de encapuzados, muitos usando uniforme da Polícia Militar, rodavam pela cidade exibindo armamento pesado. Um grupo desses chegou a desfilar pelos corredores de um shopping, aterrorizando comerciantes. Cidadãos em pânico corriam de um lado para o outro, com medo de arrastões, de tiroteios e dos mascarados. Algumas pessoas saíram armadas, dispostas a se defender a bala na hipótese de assalto. Emissoras de rádio apelavam para que a população não saísse de casa. Os bancos e o comércio fecharam as portas. Empresas de transporte reduziram o serviço ao mínimo. A preocupação com parentes e amigos levou muita gente ao telefone. Um aumento de 60% no total de ligações tirou aparelhos do ar por quatro horas e isso deu origem a um boato sobre sabotagem no sistema. O corpo de um homem morto a tiros ficou horas estendido numa passarela sobre uma das principais avenidas de Salvador. A média de homicídios a cada 24 horas aumentou de três para dez casos. Pior: em cidades em torno da capital, o cenário era idêntico. "Não tenho mais a quem recorrer", dizia a comerciária Maria Cristina dos Santos, sentindo-se ameaçada por uma tropa de encapuzados. Em greve, exigindo aumento de 100% nos salários, os policiais militares da Bahia tornaram-se o principal motivo de insegurança na capital.
"Greve de gente armada é coisa de quadrilha", diz o sociólogo e coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais, Cláudio Beato. http://veja.abril.com.br/
ADENDO FEVEREIRO DE 2012:
Loja é saqueada em Salvador durante a greve da PM; agentes da Força Nacional e militares patrulham ruas |
Lula em 2001 ainda defendeu explicitamente os Policiais Militares que faziam greve na Bahia, e disse que eles tinham todo o direito de pararem as suas atividades.
Mas isso era em 2001 quando o PT não estava no poder, hoje o Governador Jaques Wagner (PT) acusa os PM's grevistas de provocarem os arrastões, e que os PM's não tem o direito de fazer greve.
Como assim, mas e o que o chefe da petralhada Lula disse em 2001 não vale mais ?
Sem mais, leiam a matéria abaixo e tirem as suas próprias conclusões.
Em tempo, bem que a Dilma Rousseff, que enganou todos com a PEC300, poderia ler essa matéria no seu tablet, antes de mandar o Exército massacrar os grevistas, e os mandarem para presídios federais.
Em tempo, bem que a Dilma Rousseff, que enganou todos com a PEC300, poderia ler essa matéria no seu tablet, antes de mandar o Exército massacrar os grevistas, e os mandarem para presídios federais.
Em tempo 2, que os advogados dos Policiais Militares da Bahia que forem eventualmente presos usem essa matéria como defesa, e mandem intimar até o xx-presidente Lula para depor a favor dos policiais, certo ?
Em tempo 3, com base no que Lula disse, acha, e pensa, os Policiais Militares de todo o Brasil tem o direito de fazer greve.http://ricardo-gama.blogspot.com/2012/02/greve-da-pm-na-bahia-em-2001-lula.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário