quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Conselho da Amazônia: holandeses, noruegueses, canadenses, ingleses, alemães, belgas,... com a farsa da "bioeconomia": Guedes e Mourão no Centro!.

Adendo  maio/2020:
Numa tentativa de reativar as doações da Noruega e Alemanha para ações ambientais no Brasil, Hamilton Mourão retirou Ricardo Salles da presidência do comitê orientador do Fundo Amazônia, após a reunião de abril/2020 em que Salles fala sobre desmatar, formar o pasto, enquanto a mídia se diverte com a covid19 [9].
Fico a me perguntar: Por que, tantas mortes pelo Covid19 em Manaus Amazônas, frente a toda tecnologia que o Presidente do Conselho da Amazônia o "general" Mourão criou, levando para dentro de Manaus, do Amazônas, os estrangeiros, à contaminar os brasileiros? O povo chora, e o presidente ditador, diz que não é coveiro.
Bolsonaro assina decreto que cria Conselho Nacional da Amazônia Legal na presença de Mourão e ministros - Reprodução/TV Brasil
Passo a declarar: Mourão forma Conselho da Amazônia com 19 militares e sem Ibama e Funai (Fundação Nacional do Índio o que gerou críticas.  No decreto, Bolsonaro já havia excluído todos os governadores da região amazônica,  a funcionar na Vice-Presidência da República do governo Bolsonaro O decreto não estabeleceu nenhum representante de povos indígenas, quilombolas, pescadores ou outras comunidades tradicionais da região.
O Vice-Presidente da República, E VICE PRESIDENTE DO CONSELHO DA AMAZÔNIA Hamilton Mourão, no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), em Manaus,
Plano amazônico de Bolsonaro, que envolve o CBA em Manaus, é vago ...
por Layana Rios- Publicado: 12/02/2020 10h08O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) recebeu, na segunda-feira (10/02/2020), um grupo de investidores holandeses, noruegueses, belgas, interessados em negócios "sustentáveis" na Amazônia. A visita foi intermediada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e teve como objetivo conhecer o ecossistema de negócios de impacto, inovação e tecnologia em torno da bioeconomia.  Na ocasião, o grupo foi recebido pelo gestor do CBA pela Suframa, Fábio Calderaro, que apresentou a estrutura dos laboratórios do Centro, a planta de processos industriais (PPI), além de projetos nas áreas alimentar e ambiental. “O CBA está de portas abertas para receber grupos interessados em conhecer a atuação do Centro com vistas ao aporte de investimentos. Nossa proposta é transformar a bioeconomia em um vetor econômico para o estado do Amazonas, mas para isso é necessário investimento em pesquisa e inovação com foco no mercado”, afirmou Calderaro.  De acordo com o diretor de novos negócios do Idesam, Mariano Cenamo, o grupo saiu com uma impressão positiva e o Instituto tem a expectativa de canalizar investimentos estrangeiros que possam, inclusive, somar aos investimentos no âmbito do programa prioritário de Bioeconomia, que recebe recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) oriundos da Lei de Informática e é coordenado pelo Idesam. “Nas próximas semanas vamos amadurecer a ideia com eles (investidores) e ver se conseguimos trazer uma segunda visita do grupo, talvez já com um projeto mais bem desenhado, mais bem construído. O objetivo foi cumprido, os investidores ficaram muito bem impressionados com a proposta do CBA e a gente torce e apoia o Centro nesse processo de construção dessa instituição ágil, promissora e grande do tamanho que tem que ser”, observou Cenamo.
Resultado de imagem para Fábio Calderaro,
Plano amazônico de Bolsonaro, que envolve o CBA em Manaus, é vago e incerto!!! [8]

https://www.youtube.com/watch?v=dvs1dt66kPA
à serviço de quem, está o CBA - Centro de Biotecnologia da Amazônia?
Vice-presidente Hamilton Mourão propõe proteção, preservação e ...Daryan DornellesMILIONÁRIO!!!
O  ex-militar Fábio Calderaro largou o emprego para viver da bolsa de valores. No passado, muita gente ganhou dinheiro especulando com a ciranda financeira, que  infelizmente, retorna a ciranda financeira de Guedes, em nosso dia a dia [4].

Fábio Calderaro, formado em economia, ex-militar e conhecido por, em 2007, conseguir ganhar seu primeiro R$1 milhão na Bolsa de Valores.Propostas brasileiras para a Amazônia apresentadas em Davos não ...O Ministério da Economia Paulo Guedes, atribui à Suframa a responsabilidade de governança do centro, e pediu uma proposta de gestão. A escolha de Calderaro foi aprovada para os projetos do CBA - Centro de Biotecnologia da Amazônia.O economista Fabio Calderaro foi anunciado como gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) pelo superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), coronel Alfredo Menezes, na terça feira de (27/08/2019).  "No novo CBA estão sendo desenvolvidos 23 projetos, com foco no desenvolvimento de produtos e transferência de tecnologia, em fase inicial, por meio do Programa Nacional de Apoio ao Desenvolvimento da Metrologia, Qualidade e Tecnologia. São projetos que abrangem as áreas de saúde humana, cosméticos, alimentos, agronegócios e indústria", destacou o coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da Suframa e membro titular da Autarquia no Grupo de Gestão do CBA, Fábio Calderaro.
31/01/2020

A proposta da equipe econômica  de Paulo Guedes do Governo Federal, é transformar o CBA em um centro de negócios voltado à geração de produtos e empresas ambientalmente responsáveis. A intenção é transformar a Amazônia em referência global na geração de negócios sustentáveis.

Resultado de imagem para Fábio Calderaro, e Paulo Guedes

Salles foi recebido pelo superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e pelo membro titular da Autarquia no Grupo de Gestão do CBA, Fábio Calderaro.

Salles informou que está iniciando nesta sexta-feira uma viagem de três dias com o ministro de Meio Ambiente dos Estados Unidos e um dos pilares da visita é justamente a bioeconomia - foco do CBA -, que está dentro dos quatro eixos da política de preservação da Amazônia, junto ao zoneamento econômico ecológico, regularização fundiária e pagamento por serviços ambientais.

“O CBA Centro de Biotecnologia da Amazônia, renasce agora sob o comando do Ministério da Economia, um trabalho de dedicação da equipe do Paulo Guedes para realmente fazer avançar essa importante pauta da bioeconomia. O CBA tem tudo para receber investimentos de empresas ligadas ao setor de cosméticos, farmacêutico, transformação de alimentos, uma série de pesquisas relacionadas a biodiversidade da Amazônia e que uma vez devidamente pesquisadas e transformadas em produto, trará, não só conservação da floresta o desenvolvimento sustentável, mas uma melhoria substancial da qualidade de vida das pessoas”, afirmou Salles.

Plano de Bolsonaro e Militares para povoar Amazônia: Documentos e áudios inéditos mostram a realidade dos fatos.

https://mudancaedivergencia.blogspot.com/2019/09/plano-de-bolsonaro-para-povoar-amazonia.html

Ricardo Salles Mapeamento de terras do Radam na Ditadura Militar nos anos 70 "CERRADO RALO" MÁ FÉ!?


POLO INDUSTRIAL DE MANAUS - PIM

Vídeo: crise reduz salário no PIM para valor abaixo do salário chinês
Linha de produção da Samsung em Manaus (fonte: Agência de Comunicações do Governo do Estado do Amazonas)

Ministério Público do Trabalho processa Samsung em R$ 250 milhões  por más condições de trabalho em fábrica de Manaus

Queda no valor da mão de obra, na ZFM – Zona Franca de Manaus, associada ao consumo de eletrônicos tem gerado transferência de linhas de produção da China para o PIM-Polo Industrial de Manaus. Os chineses, ao chegar em Manaus, no início dos anos 2000, a maioria dos cargos de gestão passou a ser ocupada pelos próprios chineses, que se deslocam para a cidade e por lá ficam por um período mínimo de dois anos, com revezamentos. Há predominância de mão de obra masculina.

Nota minha: Me lembro nos anos 70 iniciando a Zona Franca de Manaus, à esperança do povo do Amazonas que o desenvolvimento social e financeiro, estava chegando na região. Foram para Manaus, megas empresas,  muitos construiram em Manaus suas empresas com ajuda do banco fomento BNDES, absolutamente sem qualquer lastro, Suframa, isenção, Manaus, enriqueceram! e fizeram políticos enriquecer junto[7] Tudo sob a supervisão do General Euclides Figueiredo. Manaus e entorno continuou pobre, suja, sem saneamento básico, esquecida no desenvolvimento sustentável, e o povo desempregado, sub empregado. Surge os chineses, agora, surge  o CBA - Centro de Biotecnologia da Amazônia sob a direção do Partido Militar Sr. Mourão aquele que diz que o 13.salário e férias, é igual a jabuticaba só tem no Brasil, e  sob a supervisão financeira do banqueiro, privatista, Ministro da Economia Paulo Guedes, que chama os funcionários públicos de "parasitas".  Triste!
NOTAS:
[6] História da Agricultura na Amazônia - Ainfo - Embrapa
O geólogo Breno Augusto dos Santos, a serviço da Companhia Meridional de Mineração, subsidiária da United States Steel, pousou seu helicóptero, por problemas técnicos, na Serra da Arqueada e descobriu, por acaso, as fabulosas jazidas da Província Mineral de Carajás, na manhã do dia 31 de julho de 1967. - O Decreto-Lei 764, de 15 de agosto de  1969, criou a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM –, para desenvolvimento de pesquisas com recursos minerais, em área doada pelo Ipean.  As descobertas de Frank Sherwood Rowland e Mario Molina, em 1974, de que as substâncias utilizadas em aerossóis e sistemas de refrigeração – os clorofluorcarbonos – destroem a camada de ozônio, levaram-no ao Prêmio Nobel de Química, em 1995, dando início ao questionamento dos grandes desmatamentos na Amazônia. A comunidade acadêmica na Amazônia foi praticamente omissa com relação à ocupação desordenada e aos desmatamentos, na sua fase inicial, justificando-se, inclusive, a pecuária, como modelo ideal, em face da escassez de mão-de-obra e da abundância de terra e da estratégia militar de ocupar o vazio demográfico. A lógica atual é o inverso: preservar o vazio (não é o que está acontecendo). O início das atividades do Convênio com a Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit – GTZ –, em 1979, relacionado com a utilização e conservação de solos na Amazônia[!], indicava o prenúncio da cooperação científica internacional, na Amazônia, nos anos futuros. Visita de Norman E. Borlaug 1979, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, do International Center for Maize and Wheat Improvement – ICMWI – e da Rockefeller Foundation, no dia 13 de março de 1979, ao Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Úmido – CPATU.

Nenhum comentário: