domingo, 23 de abril de 2017

MS-13, FARC 'o exército do Foro de São Paulo', tráfico de drogas, extorsão, tráfico de seres humanos, violência

Tatuagens no rosto e no peito identificam membros da gangue
O MS-13, uma gangue criminosa transnacional violenta organizada que opera na América Central, México, Canadá e Estados Unidos, teve seu início em Los Angeles nos anos 80.
Durante esse período, Honduras, Nicarágua e El Salvador estavam em tumulto e conflitos com guerrilheiros esquerdistas empurrando o comunismo para suas fronteiras. Muitas famílias salvadorenhas deixaram tudo para trás para fugir do terror e das atrocidades. Muitos dos jovens se estabeleceram na área da grande Los Angeles , aprenderam inglês e se voltaram para o crime e para as guerras de gangues com afro-americanos e mexicanos pelo controle do território criminoso; e muitos foram encarcerados.
Em seu discurso anual sobre o Estado da Nação na Assembléia Nacional, em 11 de janeiro de 2008, o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, referiu-se às FARC como "um verdadeiro exército que ocupa território na Colômbia". terroristas porque tinham um objetivo político.(FARC-O exército do Foro de São Paulo). 
Outras questões preocupantes com El Salvador surgiram em um relatório em 2013, que indicava que José Luis Merino, líder da Frente de Libertação Nacional Farabundo Marti (FMLN) de El Salvador , “ organizou um encontro de traficantes com as FARC colombianas em um vôo coordenado com o presidente venezuelano Nicolas Maduro . ”Esta alegada nova evidência revelou que o presidente venezuelano Maduro, quando servindo como ministro das Relações Exteriores da Venezuela, “ trabalhou para melhorar o acesso da FMLN ao tráfico de drogas ”. [1] 

Uma sequência de assassinatos brutais nos Estados Unidos voltou as atenções para a MS-13, uma gangue de rua que nasceu em Los Angeles, mas tem raízes em El Salvador.
Gangue foi formada em Los Angeles
Washington, 17 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta sexta-feira no Twitter sua promessa de "destruir" a gangue Mara Salvatrucha (ms-13) e restaurar a "segurança" e a "paz" nas ruas e nas comunidades do país.... A violência da ms-13 e sua rival, a Barrio 18, transformaram El Salvador em um dos países mais violentos do mundo, com altos índices de assassinatos.

E suas receitas anuais seriam da ordem de US$ 31 milhões (R$ 98 milhões), a maior parte obtida por meio do tráfico de drogas, extorsão, e tráfico de seres humanos.
"O maior crescimento se deu durante a era Bush-Cheney quando cresceu a imigração ilegal da América Central. Paralelamente, o governo aumentou a repressão contra essas organizações criminosas, superlotando as prisões, ao passo que os programas de reabilitação dos presos perderam financiamento", explicou Fulton Armstrong, pesquisador do Centro para Estudos Latino-americanos da American University, ao site Politifact, Os Clinton foram  omissos com relação ao tráfico de drogas  e a imigração nos Estados Unidos,  o ex-presidente americano Barack Obama  com sua política de "portas abertas" para a imigração acabou impulsionando o crescimento da gangue.
Mate, estupre, controle"
Casos emblemáticos ligados recentemente à gangue incluem o assassinato de duas estudantes de Ensino Médio.
Elas foram atacadas com um facão e um taco de beisebol quando atravessavam um bairro em Nova York no mês passado.
O ataque teria sido motivado por vingança, informou a polícia. Quatro supostos membros da MS-13 foram indiciados pelo crime.
No mesmo mês, outros dois supostos integrantes da organização criminosa em Houston, no Texas, foram acusados pelo sequestro de três adolescentes.
As jovens foram mantidas reféns e estupradas antes de uma delas ter sido morta no acostamento de uma estrada.
Segundo um especialista do FBI que investiga o grupo, o lema da MS-13 é 'matar, estuprar e controlar'.

A MS-13 havia sido identificada como uma ameaça pelas autoridades nos anos 90, e uma força-tarefa do FBI foi criada para investigar a gangue em 1994. [2]

Notas:
[1]Jerry Brewer é CEO da Criminal Justice International Associates, uma empresa global de mitigação de ameaças sediada no norte da Virgínia. Seu site está localizado emwww.cjiausa.org . - http://mexidata.info/id4184.html
[2]http://www.bbc.com/portuguese/internacional-39636727

Nenhum comentário: