segunda-feira, 8 de junho de 2020

Adriano Benayon economista imortal, e mentor insubstituível!

Gama Livre: Brasil perde a lucidez de Adriano Benayon
Adriano Benayon é imortal, é insubstituível!
Infelizmente Adriano Benayon, já falecido, não está presente fisicamente entre nós, mas suas ideias estão bem vivas nos textos que ele escreveu.
Esta longa jornada será amparada nestes dois livros impressos:
        Voltar às origens para merecer o amanhã, de Ronaldo Campos Carneiro (!?!)
       Globalização versus Desenvolvimento, de Adriano Benayon

A primeira etapa desta jornada terá como foco o livro de Ronaldo, sendo que o  livro de Adriano e suas dezenas de artigos serão utilizados como ferramenta para o contraditório, que terá também a participação do nosso personagem de lógica, intitulado TL – Triturador Lógico, que já foi devidamente alertado para não praticar ofensas pessoais  
O que há de comum entre os dois autores, além de um currículo* exemplar, é que a ambos defendem uma terceira via para o capitalismo e o socialismo, com base numa economia de mercado. Porém enquanto Ronaldo se posiciona radicalmente contra a existência de empresas estatais, Adriano considera as empresas estatais, sem prejuízo para a economia de mercado, como fundamentais para o desenvolvimento de qualquer Nação. Os argumentos a favor e contra as estatais.serão devidamente esmiuçados.

* Ronaldo Carneiro: engenheiro de produção, foi Professor da USP/PUC, negociador de projetos pelo Governo Brasileiro junto ao Banco Mundial, BID e agências multilaterais, hoje, articulista do Instituto Millenium.

* Adriano Benayon: doutor em economia pela Universidade de Hamburgo, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professor da Universidade de Brasília, diplomata de carreira, consultor legislativo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na área de Economia.

,““Voltar às origens para merecer o amanhã” ? O QUE EU, PENSO DESSE LIVRO E, DESSE RONALDO CARNEIRO? 
Para mim, ele é mais um desnorteado da escola de Paulo Guedes, articulista do Instituto Millenium de Guedes e Beltrão[1], querendo empobrecer a população, ajudar com mentiras a população  à viver com migalhas, iludindo-a que virá o progresso?, para valorizar o mercado "deles" pelo descaminho?, querendo destruir tudo de bom que renomados intelectuais deixaram como herança para o povo brasileiro, como os Doutores Adriano Benayon, Eneas Carneiro, Bautista Vidal.  Para que hoje possamos fazer a comparação daqueles que lutam pelo progresso do Brasil, contra aqueles que lutam pelo progresso do Brasil para doá-lo para os de dentro e de fora do Brasil. ESSES intelectuais mencionados  SIM, deixaram glórias, conhecimento, cultura, para os brasileiros. No entanto, forças ocultas, tiraram a vida desses nossos queridos líderes, e assim, ficamos órfãos de cultura.

Segue abaixo o primeiro entrevero com o nosso Triturador Lógico.

 ANÁLISE LÓGICA DO LIVRO DE RONALDO CARNEIRO, ““Voltar às origens para merecer o amanhã” – Tabela 1 (Por Mitnos Calil)
  Mtnos Calil
Triturador Lógico


Como você vê o título do livro de Ronaldo “Voltar às origens para merecer o amanhã” ?
Vou dividir minha resposta em duas partes:

a)    O autor está com esse título,  está, afirmando,  com outras palavras,  que para a humanidade ter um bom futuro é essencial que ela volte às suas origens.
b)    O que eu penso a respeito: as origens da humanidade foram marcadas pela barbárie, pelas guerras tribais e até pelo canibalismo. Essa é uma visão científica da realidade, mas que coincide com a visão religiosa exposta na Bíblia, no livro do Genesis. Os primeiros seres humanos, Adão e Eva cometeram o pecado original ao serem seduzidos pela serpente que convenceu a D.Eva a comer dos frutos proibidos. Ela se encarregou de convencer o sr. Adão a compartilhar o pecado.

Não vejo onde está a lógica deste retorno.

Pera aí, TL. As origens da humanidade não foram somente marcadas pela barbárie e outros pecados.
Isso tem lógica porque o mal coexiste com o bem desde a origem do homem. Precisamos então saber quais são os aspectos positivos de nossas origens.


NOTAS:
1)O Instituto Millenium  de Paulo Guedes, Beltrão entre outros, recebeu recentemente em sua rede de colaboradores mais dois articulistas,  Mario Guerreiro e Ronaldo Campos Carneiro, que passam a escrever periodicamente para o site,  incentivando o debate democrático e a promoção dos nossos valores: liberdade individual, propriedade privada, meritocracia, estado de direito,  economia de mercado, democracia representativa, responsabilidade individual,  eficiência e  transparência.
Mario Guerreiro é doutor em Filosofia, professor universitário e escritor. Possui dois livros publicados: “Ceticismo ou senso comum?” (Edipucrs) e ” Liberdade ou igualdade? “(Edipucrs). https://www.institutomillenium.org.br/novos-articulistas-do-millenium/
2)créditos: Mãos Limpas Brasil
3)créditos: Mtnos Calil

Nenhum comentário: