quarta-feira, 8 de abril de 2020

África é o novo campo de disputa entre Rússia e China por influência comercial e política

"Em muitos assuntos de sua agenda internacional, as posições da Rússia e da China são próximas, paralelas ou coincidentes"
"A China não em pressa, faz as coisas quase que por etapas, quase invisivelmente." As metas da Rússia são mais modestas e imediatas, a Rússia não fez muito esforço para tirar vantagem de suas conexões com as elites africanas, muitas das quais foram educadas na antiga União Soviética.
O problema da fraqueza cultural e social, antes ainda que institucional, da África continua sendo o maior fardo. 
Gráfica con dos manos jugando ajedrez y el mapa de África en el fondo
Pergunta que não quer se calar: Por que, o Reino Unido se desligou da Europa??? Qual é o projeto da clã Rothschild para tomar o Ocidente, a África e a  América do Sul, usando a China e a Rússia?
imperialismo - Introdução ao Estudo da História

Investidas chinesa e russa têm escalas diferentes

Kenia chinesische Investitionen in die Eisenbahnstrecke Mombasa-Nairobi
Para países com Estado de direito fraco, o investimento chinês "tem vantagens"
Um dos projetos de investimento chinês em África: linha férrea entre Mombasa e Nairobi, no Quénia.
"Como Rothschild fez no Brasil, após ser proclamada a falsa República, o primeiro projeto: construir ferrovias para escoar os minérios, as riquezas da região", para fora do Brasil.

As relações comerciais da Rússia com o continente africano alcançam o montante de US$ 3,6 bilhões. O Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que as importações da China para a África aumentaram 233% de 2006 a 2016 e as da Rússia, 142%. As exportações de produtos africanos para esses dois países também cresceram no período. 
Rússia e China podem competir por armas e a exploração de recursos.

— Os chineses levaram para a África seus próprios operários, não confiando nos trabalhadores africanos. As empresas africanas não obtiveram todas as vantagens possíveis com uma plena cooperação com os chineses.
Ignorada pelo noticiário, África já tem dois terços do continente ...
África já tem dois terços do continente com casos de CoronaVírus.  29 países africanos afetados pela pandemia.  Operários que retornaram à China para o ano novo Chines, retornaram como hospedeiros.

29 países africanos afetados pela pandemia covid19 

Rebeldes em Angola com arma soviética
Armas soviéticas têm sido usadas em conflitos na África há muito tempo - GETTY IMAGES

Mina de ouro em Burkina Faso
Empresas russas participam de extração de ouro na África- GETTY IMAGES

Trabalhadores chineses no Sudão
No Sudão, a China participa de grandes projetos de longo prazo com mão de obra chinesa - GETTY IMAGES
mercado de verduras na Rússia
A Rússia consome verduras e legumes da África GETTY IMAGES
  Uma pesquisa da Universidade Johns Hopkings, nos Estados Unidos, calculou que havia mais de 200 mil trabalhadores chineses na África em 2016, em sua maioria na Argélia, em Angola, na Etiópia, na Nigéria e no Quênia.
  Há ONGs que questionam as condições a que esses trabalhadores chineses são submetidos. Apesar da polêmica, entre 2005 e 2015, chineses investiram US$ 66 bilhões na África Subsaariana, criando 130 mil empregos, de acordo com a empresa de auditoria Ernst & Young.
  Há cerca de cinco anos, a China transferiu parte de sua produção de itens de mão de obra barata para a África, já que sua própria força de trabalho encareceu. Também se transformou em uma grande provedora de crédito, que vai além do propósito financeiro.
  Pesquisadores do centro internacional AidData descobriram uma relação direta entre o tamanho da assistência financeira oferecida pela China a diferentes países africanos e a forma como eles votam na ONU em relação a resoluções que podem afetar Pequim, como, por exemplo, o não reconhecimento de Taiwan.

Pesquisa:
[3]A VERDADE SOBRE A PRESENÇA NORTE-AMERICANA NA ÁFRICA 

Nenhum comentário: