segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Que mistério envolve o Urânio enriquecido ou não no Brasil? Urânio enriquecido o combustível do século! no Brasil com baixo enriquecimento, o Urânio deve servir para fornecer energia limpa, barata. MAS, o Ministro Almirante quer dar para as empresas privadas sem PEC.

URÂNIO ENRIQUECIDO, 

O COMBUSTÍVEL DO SÉCULO

Com tecnologia nacional, Brasil torna-se um dos nove países do mundo capazes de enriquecer urânio

24/09/2004 - 20h49 Lana Cristina Repórter da Agência Brasil

A existência de expressivas reservas de urânio nos diversos quadrantes do território brasileiro e, por fim, a constatação de que “o país opera usinas nucleares de forma segura, por quase quatro décadas”.

Brasília - O enriquecimento de urânio é necessário para que o mineral seja usado como fonte geradora de energia, já que o minério extraído da natureza tem um teor de 0,7% de urânio-235. A concentração ideal para geração de energia fica entre 3% e 5%. Com a construção da planta da INB (Indústrias Nucleares do Brasil) em Resende (RJ), o Brasil tornou-se um dos nove países do mundo a deter a tecnologia de enriquecimento de urânio, usada em escala industrial.[1]

Enriquecimento do urânio para obter energia elétrica:

2019 Surge o governo militar dizendo privatizar a Eletrobras!

Resultado de imagem para almirante Bento Albuquerque e Bolsonaro
Resultado de imagem para almirante Bento Albuquerque e Bolsonaro
Em quem o povo brasileiro pode confiar?
INB (Indústrias Nucleares do Brasil)

A INB é a única empresa que faz o beneficiamento do minério e fabricação do combustível nuclear no Brasil.

INB Criada oficialmente em 1988, a INB era um braço da antiga Nuclebrás, fundada para cumprir o acordo nuclear Brasil-Alemanha. A empresa domina o ciclo do combustível nuclear, que inclui mineração, beneficiamento, enriquecimento e produção do combustível que abastece as usinas.

A única fonte geradora de energia do Brasil que ainda está monopolizada são os minérios nucleares. Todos os minérios nucleares são produtos de uma única safra.

Hoje, a Constituição proíbe a participação de empresas privadas na mineração de urânio. A exclusividade da exploração é da estatal INB (Indústrias Nucleares do Brasil).

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, disse que o governo quer liberar a mineração de urânio por empresas privadas no país sem a necessidade de alterar a Constituição. 
Segundo o ministro, já existe 1 grupo de trabalho no governo, coordenado pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que estuda maneiras de liberar a mineração sem o envio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) ao Congresso.
“Ali foram analisadas algumas alternativas além da alteração da Constituição. Nós temos alternativas para realizar a mineração com investimento privado sem necessidade de alterar a Constituição”, disse.
INB Urânio Quem manda é o exército e serve para o que? A imprudência  na exploração do urânio em Caetité na Bahia sem respeitarem o povo do entorno,  está matando os moradores e trabalhadores com câncer, inclusive na cidade inteira, o lençol de água está contaminado.

Paralisada há cinco anos, a mineração de urânio será retomada no Brasil em 2020, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que trata o assunto como prioridade. 

A fábrica fica em Rezende (RJ), e as minas, em Caetité (BA), detendo a sexta maior reserva do mundo há reservas estimadas em 100 mil toneladas do mineral. Há ainda um projeto de mineração a ser implantado em Santa Quitéria (CE). Mas, por causa de questões ambientais, há cinco anos o Brasil não extrai um grama de urânio, Por que???

Não existe transparência do governo, dos ministros de Minas e Energia,  dos militares da INB sob a exploração desse minério e para quem (Como aconteceu no governo Lula) Os militares fazem o seguinte discurso: Além dos problemas de licenciamento, a INB não consegue expandir sua unidade de produção de combustível por falta de dinheiro. Por ser uma estatal dependente do Tesouro - precisa de aportes da União para bancar despesas de custeio e de pessoal -, as receitas com a venda de combustível nuclear são repassadas para o Tesouro. "A INB não vende o combustível? Vende. A Eletronuclear paga? Paga. E o dinheiro vai para onde? Para o Tesouro, porque ela é uma estatal dependente, e não volta. Olha que ciclo perverso", disse o ministro. MAS A REALIDADE É OUTRA.  Por que  o Almirante Othon da Eletronuclear Angra o CEO brasileiro no enriquecimento de Urânio foi preso durante o governo Lula pela Operação Lava Jato por corrupção? E por que  o Lobão ex-Ministro de Minas e Energia continua solto? E por que no governo Lula teve tantos casos de descaminho do urânio?. Infelizmente, pelo que vemos continuará no governo Bolsonaro tendo à frente o Ministro de Minas e Energia, o "Almirante" que já fala em ferir a Constituição oferecendo o Urânio enriquecido ou não (pelo Othon! preso?e no momento, solto!?), para a iniciativa privada (que civis serão esses? EUA? Irã? Coréia do Norte? Rússia? China?... Não existe transparência por parte do governo civil e do governo então camuflado militar.

Se os senhores militares exploram o minério urânio em Caetité na Bahia, envia para o Rio de Janeiro, depois envia para a França, retornando para o Brasil enriquecido para abastecer as usinas de Angra (ENERGIA ELÉTRICA LIMPA QUE NINGUÉM RECEBE!)  Por que então prenderam o Almirante Othon Lider em enriquecimento do Urânio no Brasil? Que mistério envolve o Urânio enriquecido ou não no Brasil? e para quem serve?

URÂNIO ENRIQUECIDO, O COMBUSTÍVEL DO SÉCULO”

1. Com tecnologia nacional, Brasil torna-se um dos nove países do mundo capazes de enriquecer urânio
https://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2004-09-24/com-tecnologia-nacional-brasil-torna-se-um-dos-nove-paises-do-mundo-capazes-de-enriquecer-uranio

2. Governo quer permitir mineração de urânio por empresas privadas sem PEC“  https://www.poder360.com.br/economia/governo-quer-permitir-mineracao-de-uranio-por-empresas-privadas-sem-pec/

3. Urânio Enriquecido Brasil Exportará Pela Primeira Vez

4. O Brasil e as ameaças veladas


5. Renan Calheiros pretende acabar com o monopólio do urânio no Brasil!

7. Mineração na Bahia -Vila Juazeiro água contaminada com urânio

8. PEC 53/2014 de Renan Calheiros entregar o Urânio brasileiro para não nacionais e os danos para o Brasil.

9. Tório Minério Atômico mineração ilegal e descaminho nos municípios do Amapá - Macapá

10. Minério Torianita Amapá, a rota proibida do Urânio

11. Urânio brasileiro, o Contrabando no Amapá - Macapá.

12. Mineração de urânio em Caetité Bahia água contaminada câncer na população

13. Reservas de minérios estratégicos são camuflados com as "demarcações" de terras para índios e sem a Funai proteger os índios


Nenhum comentário: