segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Bolívia, o próximo Afeganistão?

O país andino tornou-se um centro do crime organizado e um porto seguro para terroristas

Lula fez também o BNDES dar dinheiro ao Hugo Chávez da Venezuela. Nós tambem nunca mais veremos esse dinheiro…
Lula mandou o BNDES dar dinheiro a Evo Morales da Bolívia, que todos sabem que é um narcotraficante, e que por sua vez roubou a nossa Petrobras (que havia investido mais de 1 bilhão de dólares do dinheiro dos brasileiros naquele país). Evo Morales deu a nossa Petrobras que está na Bolívia de presente a Hugo Chávez e ainda subiu o preço do gás vendido a nós brasileiros.
Lula fez isso em uma reunião a portas fechadas que os dois tiveram com o cubano Fidel Castro. Evo Morales, Hugo Chávez e Fidel Castro colocaram a nação brasileira de joelhos, e Lula com o Chanceler Celso Amorim, ainda disseram que eles tem o direito de fazer isso!
Peru e Bolívia. Os dois maiores produtores de cocaína do mundo. Grande parte da droga vendida nas cidades brasileiras é produzida no país vizinho, e entra pelo estado do Acre [1].
Corumbá MT tornou-se também, em uma terra sem-lei, onde os criminosos do narcotráfico mantêm pelo menos 300 bocas de fumo, segundo a polícia. Uma região que também é cercada por aeroportos miniaturas, que servem, em grande parte, para escoar a produção da droga. Em Corumbá, o preço da cocaína, descreve o Le Monde, também é atraente se comparado à Europa [4]. 


Em 2011, mais da metade da cocaína apreendida no Brasil (54%) e 38% da confiscada no Peru tiveram origem na Bolívia, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas de 2013 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Acima, coca cultivada nos Yungas de La Paz é armazenada em galpão. (Jorge Quispe para Infosurhoy.com)
Maior parte das folhas de coca produzidas na Bolívia é vendida no mercado legal da Villa Fátima, em La Paz, administrado pela Associação de Produtores de Coca dos Yungas de La Paz (ADEPCOCA). (Jorge Quispe para Infosurhoy.com)
A miséria é o principal fator que leva tanto brasileiros como bolivianos que vivem em áreas fronteiriças a participarem do tráfico de drogas. Alguns trabalham diretamente nos esquemas enquanto muitos ganham a vida dando auxílio a quem pratica esse ilícito, como taxistas que ganham em dobro para apresentar compradores e fornecedores de cocaína instalados na fronteira. Outro grande problema social é a utilização de correios humanos ou “mulas” transportam a droga pela fronteira. Mulheres grávidas e crianças também usadas nos esquemas de tráfico internacional. A imprensa divulgou até mesmo a impressionante história do cadáver de um menino boliviano de 4 anos que foi aberto e recheado de cocaína a ser entregue no Brasil [5]
Bolívia > Afeganistão
Nos anos que se seguiram à brutal ocupação soviética, que durou dez anos, o Afeganistão se transformou numa incubadora do crime organizado, da radicalização política e do fundamentalismo religioso, um lugar tão propício que Osama bin Laden instalou lá suas operações.
Agora, algo parecido pode estar ocorrendo na Bolívia. O governo é um defensor dos produtores de cocaína. A presença iraniana está crescendo. E relatos que chegam do país sugerem que extremistas africanos também estão se juntando à luta.
O presidente boliviano, Evo Morales, que também é o presidente eleito da confederação de produtores de coca, e seu vice-presidente, Álvaro García Linera, um ex-militante do Exército Guerrilheiro Túpac Katari, começaram a construir um narco-Estado repressivo quando chegaram ao poder em 2006.
O primeiro passo foi a criação de uma cultura do medo. Vários grupos de intelectuais, tecnocratas e ex-funcionários do governo foram hostilizados e muitos fugiram. 
Morales tem transformado a Bolívia num centro internacional do crime organizado e num refúgio seguro para os terroristas. A agência para o controle de drogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês) foi expulsa do país. Dados da ONU mostram que a produção de cocaína aumentou na Bolívia desde 2006 e há relatos não confirmados de que delinquentes mexicanos, russos e colombianos têm viajado ao país para conquistar uma parte do negócio. O mesmo ocorre com os militantes que querem arrecadar fundos e operar no Hemisfério Ocidental.
A conexão com Teerã não é segredo algum. O Irã é membro sem direito a voto da ALBA (Aliança Bolivariana das Américas). Os membros com direito a voto são Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua e Venezuela.
A Bolívia é terreno fértil.
 
O Irã pode estar usando sua rede boliviana para contrabandear minerais estratégicos como o tântalo (que é usado no revestimento de mísseis), Humire disse ao Congresso americano. Pode, inclusive, estar contrabandeado pessoas. Informações não confirmadas, mas vindas de fontes confiáveis, descrevem altos funcionários ordenando a emissão de documentos de identidade e passaportes para numerosos jovens "turcos", uma maneira informal de descrever pessoas do Oriente Médio na América Latina. Uma testemunha disse a uma de minhas fontes na Bolívia (que pediu para ficar no anonimato por motivos de segurança), que os estrangeiros eram iranianos, mas não eram diplomatas.

“Jaci Paraná é um Velho Oeste” Terra sem lei: prostituição, drogas e violência na maior obra do PAC – 2 vilarejo fica a 140 quilômetros da fronteira com a Bolívia, Jaci, Porto Velho [3 eee, 6].

Fontes:

Nenhum comentário: