https://www.youtube.com/watch?v=WjFynmMLtOQ
"Está gravando?"
A percepção de que a exposição das entranhas da campanha poderia ser inconveniente ou perigosa está registrada no próprio filme. Lula e alguns auxiliares estão reunidos em torno de uma mesa redonda para discutir a estratégia para um debate na TV ainda no primeiro turno. José Dirceu toma a palavra. Mal começa a falar e percebe que está sendo filmado.
"Tá gravando? De quem é esse pessoal? Do João? Que João?", pergunta Dirceu. Informam que se trata de um documentário combinado com Lula. "Vão fazer uma cena e vão embora. São de confiança", diz Duda Mendonça. E Dirceu: "Eles são de confiança, mas não existe confiança absoluta porque a fita de Lula sobre Pelotas acabou na mão dos nossos inimigos". Gilberto Carvalho argumenta: ""A fita é guardada no cofre todo dia". E Dirceu contra-ataca: "Vai nessa... Se você soubesse o que eu tenho das outras campanhas, você não falaria isso, Gilberto Carvalho".
A citação refere-se à frase de Lula flagrada no intervalo de uma gravação e divulgada em 2000, segundo a qual Pelotas era "um pólo exportador de veado".
O mal-estar com Dirceu é o momento mais tenso do filme, o único em que a equipe é hostilizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário