terça-feira, 24 de novembro de 2020

Princesa Isabel expulsa: Quem a fez foi o Exército e a Armada em nome da Nação.

Em 29 de julho de 1860, ao completar quatorze anos, prestava juramento perante as duas Câmara reunidas, na qualidade de Herdeira Presuntiva do Trono e Coroa Brasileira de conformidade com a Constituição do Império.

Com um vestido de gaze branca bordada, sobre outro de cetim da mesma cor ostentando a grã-cruz do Cruzeiro, naquele ambiente literalmente cheio do que havia de mais notável e  ilustre, bastante emocionada, pronunciou com voz alta e clara :

  • «Juro manter a Religião Católica Apostólica Romana, observar a Constituição Política da Nação Brasileira e ser obediente às leis e ao Imperador».

  • «Se nos expulsam, a mim e a minha família pelo que assinei aí; repostas as coisas como dantes, hoje eu tornaria a escrever meu nome sem vacilação».

Não foram os descontentes com a lei de 13 de maio que fizeram a República. Quem a fez foi o Exército e a Armada em nome da Nação.

A produção do café, em vez de diminuir, aumentou consideravelmente. Que digam as estatísticas. - A propalada ruína da lavoura não se deu na Monarquia, tendo como causa a libertação dos escravos, e sim, no começo da República com o (*)encilhamento em que os agricultores hipotecavam suas fazendas não só no Banco do Brasil como em outros para jogarem na bolsa atrás de maiores e mais rápidos lucros.

Quando se proclamou a República, o Brasil pouco devia à Inglaterra, estava numa situação financeira nunca vista, com o câmbio mais do que ao par, isto um ano e oito meses depois da Abolição, tempo sobejamente suficiente para se sentir os efeitos da lei.

(*O encilhamento foi uma crise econômica brasileira que ocorreu na transição da Monarquia à República)

O Navio Alagoas: Ao meio dia de 17 de novembro de 1889, a embarcação sob o comando do capitão-de-fragata José Carlos Palmeira, levantou ferros e partiu em direção a Ilha Grande para encontrar o paquete Alagoas, da Companhia Brasileira de Navegação a Vapor, o mais novo e moderno navio de passageiros da marinha mercante do Brasil, que fora requisitado especialmente pelo governo republicano, para levar a realeza destronada para o exílio na Europa, e o seu pequeno séquito.

Acordado, o Imperador foi informado que deveria se vestir para embarcar. Surpreso e revoltado, disse "que não sairia como um negro fugido...". Mas, por volta das três da manhã, foi escoltado juntamente com a Imperatriz e toda a família, além de alguns amigos, para o Cais Pharoux, bem atrás do Paço Imperial, hoje Praça XV. Somente um coche negro puxado por dois cavalos estava à disposição, onde foram os imperadores e a princesa Isabel; os demais seguiram a pé. Uma lancha do Arsenal de Guerra, tripulada por quatro alunos da Escola Militar, aguardava-os, sendo transportados para o pequeno cruzador Parnaíba, apelidado de "gazela do mar", fundeado na Baía da Guanabara, próximo à Ilha Fiscal. -  Às 10 horas da manhã chegaram os três jovens príncipes, Pedro de 14 anos, Luiz de 11 anos, e Antônio de 8 anos, que se encontravam em Petrópolis, acompanhados pelo seu preceptor, o barão de Ramiz Galvão, e do engenheiro André Rebouças, amigo da família imperial, que havia subido a serra especialmente para trazer os filhos da Redentora e do Conde D´eu. A bordo, profundamente abalada, estava a imperatriz dona Thereza Christina, que muito chorava; não menos comovida estava a princesa Isabel, mas aliviada com a chegada dos seus filhos.

na França, vergonha para a falsa República do Brasil.

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=7183

Nenhum comentário: