terça-feira, 1 de setembro de 2020

Paulo Guedes: grandes corporações entram no governo e consolidam por dentro do Estado, suas posições no mercado.


Neoliberalismo: 'O roubo em forma de desvio, de privatizações, alheios às fiscalizações'; doutrina, desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo. (como o diabo gosta)

Em meio à pandemia, Paulo Guedes ameaça avançar nas | PolíticaPaulo Guedes sobre privatizar BB: “Tem que vender essa porra logo” - PCdoB
Em 1980 recém formado em Chicago, Paulo Guedes foi para o Chile como professor e economista do governo ditador de Pinochet. Em 1985 com o novo ministro da Economia Hernán Büchi, foram privatizadas mais de 30 estatais no Chile, uma perda estimada em mais de US$1 bilhão. Uma comissão da Câmara chilena investigou as privatizações e relatou que ex-funcionários de Pinochet passaram a ser proprietários das antigas estatais.

Os principais grupos de reflexão do "mercado livre" da América Latina: 
É O  "Foro de SP 2"
Relevant Free-Market Think Tanks in Argentina, Brazil, Chile and Mexico
Pergunto: O que o patrono do Instituto mackenzie Ives Gandra tem ha ver com tudo isso?
Clãs neopinochetistas e big data:
Em Santiago do Chile, o Instituto Millenium de Paulo Guedes possui um irmão ideológico com muito mais influência sobre a política do seu país: o Instituto Libertad y Desarrollo (LyD), um aparelho privado, de caráter empresarial, fundado em 1990 no luxuoso bairro de Las Condes. Organizado por empresários e ministros do alto escalão da ditadura Pinochet, entre eles Hernán Buchi, Carlos F. Cáceres, Cristián Larroulet e Luis Larrain Arroyo, o instituto é reconhecido por sua habilidade de realizar portas giratórias, isto é, quando executivos de grandes corporações entram no governo e consolidam, por dentro do Estado, suas posições no mercado. (18).
ImagemCBN - A rádio que toca notícia - 'Até aliado de direita e adversário de  Bachelet no Chile é contra fala de Bolsonaro'

Sebastián Piñera é presidente do Chile desde janeiro de 2019 , 

também está entre os homens mais ricos do mundo. Segundo a Forbes 2019, Quatro ministros de Piñera são conselheiros do LyD-Instituto Libertad y Desarrollo , que trabalha em parceria com outros institutos, como The Tinker Foundation, Atlas Economic Research Foundation, Center for International Private Enterprise e Fundación Hans Seidel. Das declarações de Piñera sobre Bolsonaro, ver Belén Domínguez Cebrián, “Presidente chileno elogia plano econômico de Bolsonaro; premiê espanhol o vê com preocupação”, O sistema de previdência dos sonhos de Paulo Guedes está ruindo no Chile do neoliberal Sebastián Piñera, do ditador Pinochet.
El País Brasil, 9 out. 2018.
Fontes:

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações sobre mudança