sábado, 18 de fevereiro de 2017

Discurso do primeiro-ministro Netanyahu na Casa Branca

 O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez as seguintes observações no início da coletiva de imprensa conjunta com o presidente dos EUA, Donald Trump, que aconteceu na quarta-feira (15 de fevereiro de 2017) em Washington DC, na Casa Branca: 
"Presidente Trump, muito obrigado pela calorosa hospitalidade que o senhor e Melania demostraram a mim, à minha esposa, Sara, e a toda nossa delegação. Valorizo profundamente sua amizade para comigo, para com o Estado de Israel. Israel não tem aliado melhor do que os Estados Unidos e eu quero assegurar ao senhor que os Estados Unidos não têm aliado melhor do que Israel.
“Nossa aliança tem sido notavelmente forte, mas, sob sua liderança, estou confiante de que ficará ainda mais forte. Estou ansioso para trabalhar com o senhor para melhorar drasticamente nossa aliança em todos os campos, como segurança, tecnologia, cibenética e comércio e tantos outros. E certamente agradeço seu sincero apelo para garantir que Israel seja tratado de forma justa nos fóruns internacionais e que a calúnia e os boicotes contra Israel são repudiados poderosamente pelo poder e posição moral dos Estados Unidos da América.
“Como o senhor disse, nossa aliança é baseada em um laço profundo de valores comuns e interesse comum. E, cada vez mais, esses valores e interesses são atacados por uma força malévola: o terror islâmico radical.
“Senhor Presidente, o senhor demonstrou muita clareza e coragem ao enfrentar este desafio de frente. O senhor pede para que enfrentemos o regime terrorista do Irã, impedindo que o Irã transforme esse terrível acordo em um arsenal nuclear, e o senhor disse que os Estados Unidos estão comprometidos em impedir que o Irã obtenha armas nucleares. O senhor pede a derrota do ISIS.
“Sob sua liderança, acredito que podemos reverter a maré crescente do Islã radical. E, nesta grande tarefa, como em tantas outras, Israel estará do seu lado e eu estarei do seu lado.
“Senhor Presidente, ao diminuir a força do Islã militante, poderemos aproveitar uma oportunidade histórica, porque, pela primeira vez na minha vida e pela primeira vez na vida do meu país, os países árabes da região não vêem Israel como um inimigo, mas cada vez mais – como um aliado.
“Acredito que, sob sua liderança, essa mudança em nossa região criará uma oportunidade sem precedentes para fortalecer a segurança e promover a paz. Vamos aproveitar este momento juntos; vamos reforçar a segurança; procuremos novos caminhos de paz e vamos elevar a aliança notável entre Israel e os Estados Unidos a alturas ainda maiores.
Obrigado, obrigado, Sr. Presidente”



Nenhum comentário: