quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Banco BTG Pactual atingido por escândalos deixa de cumprir seus investimentos na China

O bilionário brasileiro Andre Esteves foi preso em novembro por supostamente conspirar para impedir uma investigação [...] sobre corrupção na gigante estatal de petróleo Petrobas. (Ponto focal / Grupo India Today / Getty Images)
O bilionário brasileiro Andre Esteves foi preso em novembro por supostamente conspirar para impedir uma [...]
Como o escândalo bancário brasileiro afeta a China? De maneiras que não são amplamente compreendidas.
De acordo com um ex-executivo sênior do banco de investimento BTG O Pactual, o fundo soberano da China, desempenhou um papel fundamental na preparação para a listagem pública do banco em 2012, que levou a recompensas tão ricas para seus parceiros. O BTG hoje está no centro de uma sonda abrangente que agita os círculos brasileiros de elite.
Apesar de um mercado moribundo de IPO na época, o fundador bilionário do BTG, Andre Esteves, conseguiu projetar um salto cinco vezes maior no valor do banco para US $ 14,5 bilhões em apenas três anos. Chegou a ser um símbolo do crescente poder econômico do Brasil, pronto para competir com gigantes globais como o Goldman Sachs.
Pelo menos essa foi a percepção de pessoas de fora, e é por isso que a prisão de Esteves por obstrução da justiça no final de novembro foi um choque para muitos - mas certamente não para todos.
"A arrogância era do tipo que eu nunca tinha visto na minha vida antes, que alimentava egos e testava a todos. Isso foi o que os colocou em apuros", diz Zeljko Ivic.
Zeljko Ivic, ex-diretor administrativo do BTG Pactual na Ásia. (Michael Perini)
De Hong Kong, Ivic trabalhou para o BTG como diretor-gerente da Ásia de 2010 a 2013. Recrutado com visões de vincular o apetite da China por commodities aos recursos aparentemente sem limites do Brasil, ele foi um participante importante para garantir os investimentos do BTG da China Investment Corp. (CIC) , um dos maiores fundos soberanos do mundo e corretora emblemática Citic Securities .
Avançando para agora, no entanto, e aos 48 anos, ele se considera uma das vítimas do BTG. Ele tem processos judiciais em Hong Kong, datados de 2013, pendentes contra seu ex-empregador, alegando que ele não foi adequadamente demitido ou pago. A entidade brasileira ficou impressionada com a investigação criminal de suborno / corrupção que envolveu Esteves junto com vários funcionários públicos - sua capitalização de mercado caiu 50%. À medida que seu próprio caso passa pelo sistema jurídico, Ivic forneceu informações para FORBES ASIA sobre os laços do BTG com a China.
Esteves e parceiros em 2010 estavam tentando vender uma participação de 19% do BTG por meio de uma colocação privada a alguns dos maiores e mais respeitados investidores do mundo - um grupo de fundos soberanos, fundos de pensão e investidores privados. Dois eram da Ásia, CIC e GIC de Cingapura .
"Você sabe como a China funciona. Você não entra pela porta da frente com uma apresentação em espiral, com suas credenciais, dizendo: 'Olhe para nós!' Você não chegará a lugar algum ", diz Ivic.
Com 20 anos de experiência em serviços bancários na Ásia, Ivic foi recrutado por John Huw Gwili Jenkins, atual vice-presidente do BTG, para se juntar ao que estava sendo descrito como o "Goldman dos trópicos".
Originalmente da Croácia, Ivic cresceu na Alemanha antes de estudar nos EUA e conseguir um emprego em Wall Street. Ele se mudou para a Ásia enquanto trabalhava para o Lehman Bros. em 1996. Em passagens posteriores com Jardine Fleming, ABN AMRO e BNP Paribas ele construiu uma extensa rede de contatos na região que lhe permitiu chegar aos tomadores de decisão, incluindo os da CIC.
Dirigida por Lou Jiwei , atual ministro das Finanças da China, a CIC se comprometeu a investir US $ 300 milhões em uma participação de 3,1% no BTG. A colocação privada, anunciada em dezembro de 2010, também incluiria não apenas o fundo de Cingapura, mas também a empresa de investimentos JC Flowers ; Plano de Pensão para Professores de Ontário ; Interesses da família de lorde Rothschild; EXOR , a empresa de investimentos controlada pela família italiana Agnelli e a Inversiones Bahia, holding da família Motta do Panamá.
A colocação privada do BTG foi a base para seu IPO. Após o investimento da CIC, a Citic Securities assinou a listagem com uma participação no valor de US $ 150 milhões. A corretora, controlada pelo conglomerado estadual Citic Group, queria uma parceria com o tropical Goldman para promover uma expansão desejada fora do mercado chinês.
Embora Esteves, Jenkins e outros executivos do BTG ainda estivessem falando sobre suas ambições globais após o IPO, há pouco a mostrar.
Ivic diz que viu o BTG tendo o dever de desenvolver seu relacionamento com a CIC, alavancando o nome do fundo soberano no Brasil. Mas a atividade mútua quase não deu em nada. O fundo soberano chinês ainda está investido, mas não quer falar sobre isso.
O BTG alegou em seu prospecto de IPO que estava trabalhando com o Citic "para desenvolver conjuntamente uma série de iniciativas de negócios, inclusive co-assessorando clientes que buscam executar transações envolvendo empresas chinesas e latino-americanas". Mas a realidade é esmagadora.
Nos quatro anos desde o IPO do BTG, o banco atuou como consultor em apenas dois acordos de fusões e aquisições para apenas uma empresa chinesa, de acordo com a Dealogic. A empresa de dados disse que a China Three Gorges Corp. foi aconselhada pelo BTG quando adquiriu ativos da Energias de Portugal SA em 2014 e Triunfo Participações e Investimentos SA em 2015.
Por seu turno, o Citic foi o corredor comum de livros com Fretado padrão para os chamados títulos de dim sum do BTG em 2013, quando levantou 1 bilhão de yuans (US $ 160 milhões).
Isso tudo foi uma decepção? O Citic não responde.
"Desde a minha partida, as promessas originais do BTG de projetar acordos de referência entre a China e o Brasil no campo de recursos, para saciar a sede da China por tudo, de minérios a grãos, ficaram aquém dessas expectativas", diz Ivic. E ele diz que essas perspectivas azedaram muito antes do mercado de commodities afundar.
Ele conta ainda como China Construction Bank (CCB), um dos quatro maiores do país e um campo de cultivo para altos funcionários do governo, estava trabalhando com o BTG para adquirir os ativos brasileiros do banco alemão WestLB, mas o acordo fracassou. Em vez disso, o banco foi aconselhado por Morgan Stanley MS +0% na aquisição do Banco Industrial e Comercial do Brasil por mais de US $ 700 milhões. O CCB não comentará.
O último relatório anual do BTG não divide as receitas da Ásia ou da China, mas indica prioridades estratégicas por níveis de pessoal. O banco disse que emprega 1.737 pessoas no Brasil, 297 nos EUA, 268 no Reino Unido, mas apenas 32 na China e 13 em Hong Kong. Seus negócios em Xangai estão focados em commodities.
Se o distanciamento do BTG de seus investidores chineses fosse insatisfatório, eles deveriam ter desconfiado da filiação da empresa. O BTG de hoje surgiu das cinzas de UBS Pactual, o braço latino-americano do megabank suíço UBS, quando a crise financeira começou a se desenrolar. O UBS comprou o Pactual em 2006, colocando um dos principais acionistas da adquirida, Esteves, no comando. Ele e outros parceiros partiriam em julho de 2008 para formar o BTG, que em um ano adquiriu o UBS Pactual.
O chefe de Ivic, Jenkins, ingressou no BTG após um intervalo, ou "licença de jardinagem", após seu breve mandato como executivo-chefe do Banco de Investimentos do UBS. O banco suíço foi o banco mais atingido pela Europa na crise, com baixas contábeis de quase US $ 50 bilhões em 2009. A unidade que Jenkins supervisionou tomou a decisão desastrosa de acumular reservas de obrigações garantidas por dívida até 2007, que seriam responsabilizadas pela maioria do UBS 'perdas subprime em um relatório preparado posteriormente pelo banco. À medida que a escala de perdas do UBS se tornou aparente, Jenkins foi uma das primeiras a sair. Mas novas oportunidades aguardavam com seu ex-colega Esteves. Depois de trabalhar para o BTG como consultor por um ano, Jenkins tornou-se sócio em março de 2010. Logo ele estava recrutando a Ivic para o BTG.
John Huw Gwili Jenkins, vice-presidente do BTG. (Ricardo Borges / Folhapress)
Tendo garantido o investimento da CIC, Ivic diz que lhe disseram que seria recompensado com uma parte do valor que ele criou - 2% dos fundos captados é uma média da indústria. Mas ele diz que, em vez disso, recebeu seu salário base até receber uma notificação em 2013 de que seu trabalho não existia mais. Ele saiu em 31 de agosto.
"Eu nunca esperava que eles tentassem me demitir. Depois de tudo o que fiz, era inconcebível", diz ele. Desde então, ele mantém contato com os contatos do setor financeiro.
Questionado se o BTG não cumpriu seus investimentos na China, um porta-voz do banco se recusou a comentar. Sobre o processo de Ivic contra ele, o banco disse: "Ele é um ex-funcionário insatisfeito. A reivindicação é totalmente sem mérito, e o BTG Pactual se defenderá vigorosamente".
O BTG tentou impedir Ivic de mais comunicações com os repórteres, dificultando alguns esclarecimentos sobre seu caso.
Por meio de seus advogados, Esteves negou todas as irregularidades, mas não comentou os processos de China e Ivic. O vice-presidente Jenkins não os abordará nem responderá às críticas de seus dias no UBS.
Ivic está buscando cerca de US $ 20 milhões, de acordo com seu advogado, como indenização pelo valor das colocações e pela parceria que ele diz ter sido prometida. Ele está confiante em ganhar? O autor gesticula para seu advogado Robert Tibbo, que também trabalhou com o contratante da agência de inteligência americana Edward Snowden em seus esforços para evitar a detecção e extradição de Hong Kong para os EUA por acusações de espionagem.
Ivic diz: "Se ele pode assumir o governo dos EUA, acho que ele pode administrar um banco como o BTG".

Nenhum comentário: