- POR QUE AS AUTORIDADES BRASILEIROS RECEBEU, ACEITOU, ESSA AGRESSÃO AO BRASIL, E O POVO BRASILEIRO NADA FICA SABENDO.
São líderes deste movimento: a) Le Comité International de
La Defense de l`Amazonie; b) Inter-American Indian
Institute c) The International Ethnical Survival;
d) The International Cultural Survival; e) Workgroup
for Indinenous Affairs; f) The Berna-Geneve Ethnical
Institute e este Conselho Coordenador.
Todas as doações serão centralizadas em Berna na Suíça
I - c: É PRECISO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A POUCA CULTURA DE SEUS POVOS, A POUCA PERSPICÁCIA DE SEUS POLÍTICOS ÁVIDOS POR VOTOS QUE A IGREJA PROMETERÁ EM ABUNDÂNCIA.
I - e: É PRECISO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE OS INDÍGENAS DESSES PAÍSES SÃO APÁTICOS SUBNUTRIDOS E PREGUIÇOSOS. É PRECISO QUE ELES VEJAM O HOMEM BRANCO COMO UM INIMIGO PERMANENTE, NÃO SOMENTE DELE, ÍNDIO, MAS TAMBÉM DO SISTEMA ECOLÓGICO DA AMAZÔNIA. É PRECISO DESPERTAR ALGUM ORGULHO QUE O ÍNDIO TENHA DENTRO DE SI. É PRECISO QUE O ÍNDIO VEJA E TENHA CONSCIÊNCIA DE QUE O MISSIONÁRIO É A ÚNICA SALVAÇÃO.
I - f: É PRECISO INFILTRAR MISSIONÁRIOS E CONTRATADOS, INCLUSIVE NÃO A RELIGIOSOS, EM TODAS AS NAÇÕES INDÍGENAS. APLICAR O PLANO DE BASE DAS MISSÕES, QUE SE COADUNA COM A PRESENTE DIRETRIZ, PARA QUE DESSE MODO SEJA DESPERTADO O INSTINTO NATURAL DA SEGREGAÇÃO, DO ORGULHO DE PERTENCER A UMA NOBREZA ÉTNICA, DA CONSCIÊNCIA DE SER MELHOR DO QUE O HOMEM BRANCO.
i - É
PRECISO CONFECCIONAR
MAPAS, PARA DELIMITAR AS NAÇÕES DOS INDÍGENAS,
SEMPRE MAXIMIZANDO AS
ÁREAS, SEMPRE PEDINDO TRÊS OU QUATRO VEZES MAIS,
SEMPRE REIVINDICANDO A DEVOLUÇÃO DA TERRA DO ÍNDIO, POIS TUDO
PERTENCIA A ELE. DENTRO DOS TERRITÓRIOS DOS ÍNDIOS DEVERÃO
PERMANECER TODOS OS RECURSOS QUE PROVOQUEM O DESMATAMENTO,
BURACOS, A PRESENÇA DE MÁQUINAS PERTENCENTES AO HOMEM BRANCO.
DENTRE ESSES RECURSOS, OS MAIS IMPORTANTES SÃO AS RIQUEZAS
MINERAIS, QUE DEVEM SER CONSIDERADAS COMO RESERVAS
ESTRATÉGICAS DAS NAÇÕES A SEREM EXPLORADAS OPORTUNAMENTE.
CHRISTIAN CHURCH WORLD COUNCIL
Genebra, julho de 1.981
DIRETRIZES BRASIL N.º 4 - ANO "0"
PARA: ORGANIZAÇÕES SOCIAIS MISSIONÁRIAS NO BRASIL TRADUÇÃO JURAMENTADA DO DOCUMENTO QUE DEU ORIGEM AOS ATUAIS IMPASSES NA AMAZÔNIA.
Decorre,
dessas Diretrizes, tudo que vem se passando na AMAZÔNIA
nos dias que correm. Podemos resumi-las em 2 objetivos:
1º -
SEGREGAÇÃO DOS INDÍGENAS, impedindo-os de se integrarem à
comunidade brasileira para se tornarem joguetes nas mãos dos
cobiçosos estrangeiros ( cobiça que vem desde os idos da
colonização);
2º -
Preservar a AMAZÔNIA (mantê-la intocada, tanto quanto
possível, impedindo o nosso País de dela valer-se para o nosso
desenvolvimento), com vistas aos maus propósitos das
nações hegemônicas, que dela só querem usufruir, de vez que
estão, já, sem áreas e recursos, que lhes assegurem manter o
Poder de que desfrutam.
L.
Salgado
DAS
IGREJAS CRISTÃS
WALTER HEINRICH RUDOLPH FRANK TRADUTOR PÚBLICO JURAMENTADO E
INTÉRPRETE COMERCIAL PORTUGUÊS - ALEMÃO
Rua
Senador Feijó, n.º 20 - 1º andar conj. 002 telefone 124 5754
Tradução
n.º 4.039 Livro XVI Fls. 01 Data 22.7.1987
CERTIFICO
e dou fé, para os devidos fins, que me foi apresentado um
documento em idioma ALEMÃO, que identifiquei como Exposição,
cuja tradução para o vernáculo, é do seguinte teor:
CHRISTIAN CHURCH WORLD COUNCIL
Genebra, julho de 1.981
Exposição 03/81
DIRETRIZES BRASIL N.º 4 - ANO "0"
PARA:
Organizações Sociais Missionárias no Brasil
1 -
Como resultado dos congressos realizados neste e no ano
passado, englobando 12 organismos científicos dedicados aos
estudos das populações minoritárias do mundo, emitimos estas
diretrizes, por delegação de poderes, com total unanimidade de
votos menos um dos presentes ao "I Simposium Mundial sobre
Divergências Interétnicas na América do Sul".
2 -
São líderes deste movimento: a) Le Comité International de
La Defense de l`Amazonie; b) Inter-American Indian
Institute c) The International Ethnical Survival;
d) The International Cultural Survival; e) Workgroup
for Indinenous Affairs; f) The Berna-Geneve Ethnical
Institute e este Conselho Coordenador.
3 -
Foram contemplados com diretrizes específicas os seguintes
países: Venezuela n.º 1, Colômbia n.º 2; Perú n.º 3; Brasil
n.º 4, cabendo a Diretriz n.º 5 aos demais países da América
do Sul.
DIRETRIZES
A
- A AMAZÔNIA TOTAL, CUJA MAIOR ÁREA FICA NO BRASIL, MAS
COMPREENDENDO TAMBÉM PARTE DOS TERRITÓRIOS VENEZUELANO,
COLOMBIANO E PERUANO, É CONSIDERADA POR NÓS COMO UM PATRIMÔNIO
DA HUMANIDADE. A POSSE DESSA IMENSA ÁREA PELOS PAÍSES
MENCIONADOS É MERAMENTE CIRCUNSTANCIAL, NÃO SÓ DECISÃO DE
TODOS OS ORGANISMOS PRESENTES AO SIMPÓSIO COMO TAMBÉM POR
DECISÃO FILOSÓFICA DOS MAIS
DE MIL MEMBROS QUE COMPÕEM OS DIVERSOS CONSELHOS DE DEFESA DOS
ÍNDIOS E DO MEIO AMBIENTE.
B - É
NOSSO DEVER: PREVENIR, IMPEDIR, LUTAR, INSISTIR, CONVENCER,
ENFIM ESGOTAR TODOS OS RECURSOS QUE, DEVIDA OU INDEVIDAMENTE,
POSSAM REDUNDAR NA DEFESA, NA SEGURANÇA, NA PRESERVAÇÃO DESSE
IMENSO TERRITÓRIO E DOS SERES HUMANOS QUE O HABITAM E QUE SÃO
PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE E NÃO PATRIMÔNIO DOS PAÍSES CUJOS
TERRITÓRIOS, PRETENSAMENTE, DIZEM LHES PERTENCER.
C - É
NOSSO DEVER: IMPEDIR EM QUALQUER CASO A AGRESSÃO CONTRA TODA A
ÁREA AMAZÔNICA, QUANDO ESSA SE CARACTERIZAR PELA CONSTRUÇÃO DE
ESTRADAS, CAMPOS DE POUSO, PRINCIPALMENTE QUANDO DESTINADOS A
ATIVIDADES DE GARIMPO, BARRAGENS DE QUALQUER TIPO OU TAMANHO,
OBRAS DE FRONTEIRAS CIVIS OU MILITARES, TAIS COMO QUARTÉIS,
ESTRADAS, LIMPEZA DE FAIXAS, CAMPOS DE POUSO MILITARES E
OUTROS QUE SIGNIFIQUEM A TENTATIVA OU DO QUE A CIVILIZAÇÃO
CHAMA DE PROGRESSO.
D - É NOSSO DEVER MANTER A
FLORESTA AMAZÔNICA E OS SERES QUE NELA VIVEM, COMO OS
ÍNDIOS, OS ANIMAIS SILVESTRES E OS ELEMENTOS
ECOLÓGICOS, NO ESTADO EM QUE A NATUREZA OS DEIXOU ANTES DA
CHEGADA DOS EUROPEUS. PARA TANTO É NOSSO DEVER EVITAR A FORMAÇAO
DE PASTAGENS,
FAZENDAS, PLANTAÇÕES E CULTURAS DE QUALQUER TIPO QUE POSSAM
SER CONSIDERADAS COMO AGRESSÃO AO MEIO.
E - É NOSSO
PRINCIPAL DEVER, PRESERVAR A UNIDADE DAS VÁRIAS NAÇÕES
INDÍGENAS QUE VIVEM NO TERRITÓRIO AMAZÔNICO, PROVAVELMENTE HÁ
MILÊNIOS. É NOSSO DEVER EVITAR O FRACIONAMENTO DO TERRITÓRIO
DESSAS NAÇÕES, PRINCIPALMENTE POR MEIO DE OBRAS DE QUALQUER
NATUREZA, TAIS COMO ESTRADAS PÚBLICAS OU PRIVADAS, OU AINDA
ALARGAMENTO, POR LIMPEZA OU DESMATAMENTO, DE FAIXAS DE
FRONTEIRA, CONSTRUÇÃO DE CAMPOS DE POUSO EM SEUS TERRITÓRIOS.
É NOSSO DEVER CONSIDERAR COMO MEIO NATURAL DE LOCOMOÇÃO EM
TAIS ÁREAS, APENAS OS CURSOS D `ÁGUA EM GERAL, DESDE QUE
NAVEGÁVEIS. É NOSSO DEVER PERMITIR APENAS O TRÁFEGO COM
ANIMAIS DE CARGA, POR TRILHAS NA FLORESTA, DE PREFERÊNCIA AS
FORMADAS POR SILVÍCOLAS.
F
- É NOSSO DEVER DEFINIR, MARCAR, MEDIR, UNIR, EXPANDIR,
CONSOLIDAR, INDEPENDER POR RESTRIÇÃO DE SOBERANIA, AS ÁREAS
OCUPADAS PELOS INDÍGENAS, CONSIDERANDO-AS SUAS NAÇÕES. É NOSSO
DEVER PROMOVER A REUNIÃO DAS NAÇÕES INDÍGENAS EM UNIÕES DE
NAÇÕES, DANDO-LHES FORMA JURÍDICA DEFINIDA. A FORMA JURÍDICA A
SER DADA A TAIS NAÇÕES INCLUIRÁ A PROPRIEDADE DA TERRA, QUE
DEVERÁ COMPREENDER O SOLO, O SUBSOLO E TUDO QUE NELES EXISTIR,
TANTO EM FORMA DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS COMO NÃO
RENOVÁVEIS. É NOSSO DEVER PRESERVAR E EVITAR, EM CARÁTER
DE URGÊNCIA, ATÉ QUE NOVAS NAÇÕES ESTEJAM ESTRUTURADAS,
QUALQUER AÇÃO DE MINERAÇÃO, GARIMPAGEM, CONSTRUÇÃO DE
ESTRADAS, FORMAÇÃO DE VILAS, FAZENDAS, PLANTAÇÕES DE QUALQUER
NATUREZA, ENFIM QUALQUER AÇÃO DOS GOVERNOS DAS NAÇÕES
COMPREENDIDAS NO ITEM 3 DESTA.
G - É
NOSSO DEVER: A PESQUISA, A IDENTIFICAÇÃO E A FORMAÇÃO DE
LÍDERES QUE SE UNAM À NOSSA CAUSA, QUE É A SUA CAUSA. É
NOSSO DEVER PRINCIPAL TRANSFORMAR TAIS LÍDERES EM LÍDERES
NACIONAIS DESSAS NAÇÕES . É NOSSO DEVER IDENTIFICAR
PERSONALIDADES PODEROSAS, APTAS A DEFENDER OS SEUS DIREITOS A
QUALQUER PREÇO E QUE POSSAM AO MESMO TEMPO LIDERAR OS SEUS
COMANDADOS, SEM RESTRIÇÕES.
H - É
NOSSO DEVER EXERCER FORTE PRESSÃO JUNTO ÀS AUTORIDADES LOCAIS
DESSE PAÍS, PARA QUE NÃO SÓ RESPEITEM O NOSSO OBJETIVO, MAS O
COMPREENDA, APOIANDO-NOS EM TODAS AS NOSSAS DIRETRIZES. É
NOSSO DEVER CONSEGUIR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL EMENDAS
CONSTITUCIONAIS NO BRASIL, VENEZUELA E COLÔMBIA, PARA QUE OS
OBJETIVOS DESTAS DIRETRIZES SEJAM GARANTIDAS POR PRECEITOS
CONSTITUCIONAIS.
I - É
NOSSO DEVER GARANTIR A PRESERVAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMAZÔNIA E
DE SEUS HABITANTES ABORÍGENES,
PARA O SEU DESFRUTE PELAS GRANDES CIVILIZAÇÕES EUROPÉIAS,
CUJAS ÁREAS NATURAIS ESTEJAM REDUZIDAS A UM LIMITE CRÍTICO.
.
PARA
QUE AS DIRETRIZES AQUI ESTABELECIDAS SEJAM CONCRETIZADAS E
CUMPRIDAS, COM BASE NO ACORDO GERAL DE JULHO PASSADO, É
PRECISO TER SEMPRE EM MENTE O SEGUINTE:
a)
ANGARIAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE SIMPATIZANTES,
PRINCIPALMENTE ENTRE PESSOAS ILUSTRES, COMO É O CASO DE
GILBERTO FREIRE NO BRASIL, BEM COMO E PRINCIPALMENTE ENTRE
POLÍTICOS, SOCIÓLOGOS, ANTROPÓLOGOS, GEÓLOGOS, AUTORIDADES
GOVERNAMENTAIS, INDIGENISTAS E OUTROS DE IMPORTANTE
INFLUÊNCIA, COMO É O CASO DE JORNALISTAS E SEUS VEÍCULOS DE
IMPRENSA. CADA SIMPATIZANTE DEVE SER INSTRUÍDO PARA QUE
CONSIGA MAIS 10, ESSES 10 E CADA UM DELES MAIS 10 E ASSIM
SUCESSIVAMENTE, ATÉ FORMARMOS UM CORPO DE SIMPATIZANTES DE
GRANDE VALOR.
b)
MAXIMIZAR NA MEDIDA DO POSSÍVEL, A CARGA DE INFORMAÇÕES,
APERFEIÇOAR O CENTRO ECUMÊNICO DE DOCUMENTAÇÃO E, A PARTIR
DELE, ALIMENTAR OS PAÍSES E SEUS VEÍCULOS DE DIVULGAÇÃO COM
TODA SORTE DE INFORMAÇÕES .
c)
ENFATIZAR O LADO HUMANO, SENSÍVEL DAS COMUNICAÇÕES PERMITINDO
QUE O OBJETIVO BÁSICO PERMANEÇA EMBUTIDO NO BOJO DA
COMUNICAÇÃO, EVITANDO DISCUSSÕES EM TORNO DO TEMA. NO CASO
DOS PAÍSES ABRANGIDOS POR ESTAS DIRETRIZES, É PRECISO LEVAR EM
CONSIDERAÇÃO A POUCA CULTURA DE SEUS POVOS, A POUCA
PERSPICÁCIA DE SEUS POLÍTICOS ÁVIDOS POR VOTOS QUE A IGREJA
PROMETERÁ EM ABUNDÂNCIA.
d)
CRITICAR TODOS OS ATOS GOVERNAMENTAIS E DE AUTORIDADES EM
GERAL, DE TAL MODO QUE NOSSO IDEAL CONTINUE PRESENTE EM TODOS
OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DOS PAÍSES AMAZÔNICOS,
PRINCIPALMENTE DO BRASIL, SEMPRE QUE OCORRA UMA AGRESSÃO À
AMAZÔNIA E ÀS SUAS POPULAÇÕES INDÍGENAS.
e)
EDUCAR E ENSINAR A LER OS POVOS INDÍGENAS, EM SUAS LÍNGUAS
MATERNAS, INCUTINDO-LHES CORAGEM, DETERMINAÇÃO, AUDÁCIA,
VALENTIA E ATÉ UM POUCO DE ESPÍRITO AGRESSIVO, PARA QUE
APRENDAM A DEFENDER OS SEUS DIREITOS. É PRECISO LEVAR EM
CONSIDERAÇÃO QUE OS
INDÍGENAS DESSES PAÍSES SÃO APÁTICOS SUBNUTRIDOS E
PREGUIÇOSOS. É PRECISO QUE ELES VEJAM O HOMEM
BRANCO COMO UM INIMIGO PERMANENTE, NÃO SOMENTE DELE, ÍNDIO,
MAS TAMBÉM DO SISTEMA ECOLÓGICO DA AMAZÔNIA. É PRECISO
DESPERTAR ALGUM ORGULHO QUE O ÍNDIO TENHA DENTRO DE SI. É
PRECISO QUE O ÍNDIO VEJA E TENHA CONSCIÊNCIA DE QUE O
MISSIONÁRIO É A ÚNICA SALVAÇÃO.
f) É
PRECISO INFILTRAR
MISSIONÁRIOS E CONTRATADOS, INCLUSIVE NÃO A RELIGIOSOS, EM
TODAS AS NAÇÕES INDÍGENAS. APLICAR O PLANO DE BASE DAS
MISSÕES, QUE SE COADUNA COM A PRESENTE DIRETRIZ E, DENTRO DO
MESMO, A APOSIÇÃO DOS NOSSOS HOMENS EM TODOS OS SETORES DA
ATIVIDADE PÚBLICA, É MUITO IMPORTANTE PARA VIABILIZAR ESTAS
DIRETRIZES.
g)
É PRECISO REUNIR AS ASSOCIAÇÕES
DE ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E OUTRAS EM TORNO DO PROBLEMA, DE
TAL MANEIRA QUE SEMPRE QUE NECESSITEMOS DE ASSESSORIA,
TENHAMOS ESSAS ASSOCIAÇÕES AO NOSSO LADO.
h) É
PRECISO INSISTIR NO CONCEITO DE ETNIA, PARA QUE DESSE MODO
SEJA DESPERTADO O INSTINTO NATURAL DA SEGREGAÇÃO, DO ORGULHO
DE PERTENCER A UMA NOBREZA ÉTNICA, DA CONSCIÊNCIA DE SER
MELHOR DO QUE O HOMEM BRANCO.
i) É
PRECISO CONFECCIONAR
MAPAS, PARA DELIMITAR AS NAÇÕES DOS INDÍGENAS,
SEMPRE MAXIMIZANDO AS
ÁREAS, SEMPRE PEDINDO TRÊS OU QUATRO VEZES MAIS,
SEMPRE REIVINDICANDO A DEVOLUÇÃO DA TERRA DO ÍNDIO, POIS TUDO
PERTENCIA A ELE. DENTRO DOS TERRITÓRIOS DOS ÍNDIOS DEVERÃO
PERMANECER TODOS OS RECURSOS QUE PROVOQUEM O DESMATAMENTO,
BURACOS, A PRESENÇA DE MÁQUINAS PERTENCENTES AO HOMEM BRANCO.
DENTRE ESSES RECURSOS, OS MAIS IMPORTANTES SÃO AS RIQUEZAS
MINERAIS, QUE DEVEM SER CONSIDERADAS COMO RESERVAS
ESTRATÉGICAS DAS NAÇÕES A SEREM EXPLORADAS OPORTUNAMENTE.
j) É
PRECISO LUTAR CM TODAS AS FORÇAS PELO RETORNO DA JUSTIÇA. O
QUE PERTENCEU AO ÍNDIO DEVE SER DEVOLVIDO AO ÍNDIO PARA QUE O
ESBULHO SEJA COMPENSADO COM PESADAS INDENIZAÇÕES. UMA ESTRADA
DESATIVADA JÁ OCASIONOU PREJUÍZOS COM DESMATAMENTO E MORTE DE
ANIMAIS. UMA MINA JÁ CAUSOU PREJUÍZOS COM BURACOS E POLUIÇÃO,
PORÉM O PREJUÍZO MAIOR FOI COM O MINERAL QUE FOI FURTADO DO
ÍNDIO. OS ÍNDIOS NÃO DEVEM ACEITAR CONSTRUÇÕES CIVIS FEITAS
PELO HOMEM BRANCO, ELES DEVEM PRESERVAR A SUA CULTURA,
TRADIÇÃO E SEUS COSTUMES A QUALQUER PREÇO.
k) É
PRECISO DEFENDER OS ÍNDIOS DOS ÓRGÃO PÚBLICOS OU PRIVADOS,
CRIADOS PARA DEFENDÊ-LOS OU ADMINISTRAR AS SUAS VIDAS TAIS
ÓRGÃOS, TANTO OS EXISTENTES NO BRASIL - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO
ÍNDIO - COMO EM OUTROS PAÍSES, NÁO DEFENDEM OS INTERESSES DOS
ÍNDIOS.
l) É
PRECISO MANTER AS AUTORIDADES EM GERAL SOB PRESSÃO CRÍTICA,
PARA FINALMENTE EVITAR QUE OS SEUS ATOS, APARENTEMENTE
SIMPLES, NÃO SE TRANSFORMEM EM DESGRAÇA PARA OS ÍNDIOS. NUNCA
SE DEVE DEIXAR DE PROTESTAR CONTRA QUALQUER ATO QUE CONTRARIE
AS DIRETRIZES AQUI COMPREENDIDAS .
SUPORTE E EXPLICAÇÕES
I - As
verbas para o início do cumprimento desta etapa já se acham
depositadas, cabendo a distribuição ao Conselho de Curadores
definir e avaliar a distribuição. Da verba AS 4-81, 60% serão
destinadas ao Brasil, 25% À Venezuela e 15% à Colômbia.
Ficarão sem verbas até 1983 o Peru e os demais países da
América do Sul.
II - Os contratados serão de inteira
responsabilidade dos organismos encarregados da
operação.
III - Os relatórios serão enviados mensalmente e
o sistema de arquivo não deverá ser liberado para a normativo
do arquivo ecumênico, pelo fato de existirem etapas que não
integram o convênio com a Igreja Católica desses países.
IV - É vedado e proibido aos Conselhos regionais
instalados em tais países dirigir-se diretamente aos nossos
provedores, para fins de requisição de verba, sob qualquer
pretexto que seja. Todas as doações serão centralizadas em
Berna.
V - Será permitido estipular pequenas verbas,
distintas da verba principal, para fins de dar suporte a
operações paralelas, não compreendidas nestes diretrizes. As
quantias representativas dessas pequenas verbas devem ser
devidamente especificadas, tanto quanto à sua origem como em
relação à sua destinação.
VI - No que concerne à
transmissão e tramitação de documentos e informações, são
válidas de modo geral as seguintes instruções: para verbas, o
Gen. 79-3; para assuntos políticos, o Gen. 80-12; para
assuntos de sigilo máximo, o Gen. 79-7 em toda a sua gama e em
todos os seus aspectos, sem exceção. O expediente do acordo
sobre a presente diretriz deverá chegar aqui ao mais
tardar dentro de 30 dias da data do recebimento desta e estará
sujeito à Norma 79-7.
VII - O endereço continuará sendo
mantido sob a senha "GOTLIEB", principalmente por causa dos
colombianos.
É o
que foi decidido. (Ass. Ileg.) H.V
Hoberg
( Ass. Ileg) S.B. Samuelson
-------------------------------------------------------------------------------
NADA
MAIS constava do documento acima, que devolvo junto com esta
tradução, que conferi, achei conforme e assino. DOU FÉ.
São Paulo, 22 de julho de 1.987
Walter H. R Frank
Tradutor
Público
EU,
MARIA IRACEMA PEDROSA,______________________ Vice Presidente
do CENTRO DE DESENV0LVIMENTO DE EMPRESÁRIOS E ADMINISTRADORES
LÍDERES - CDEAL/MANAUS, trasladei em 1.º de dezembro de 1.999.
Enviado por: Manoel Soriano Neto. (29/10/2008)
4 comentários:
Como os engenheiros sociais conseguem tumultuar no apurar da verdade. Ou a verdade apresentada tão escancarada, que pensamos ser mentira e esperamos para ver. No entanto, estamos vendo a realidade cruel dia a dia acontecer pois tudo que reza nesta Diretriz está realmente acontecendo no Brasil. E por outro lado vemos a ineficiência, omissão da Funai junto aos indígenas. É fácil entender realmente porque a Amazônia continua sob a ausência (sistemática) do Estado. O problema brasileiro é a absoluta ignorância a respeito das questões de Estado, que são questões políticas, e a absoluta omissão daqueles que ignorantes não são com relação às medidas necessárias, que são medidas eminentemente políticas, para que esse problema seja sanado.
É a pragmática fé absoluta na absoluta inércia, em benefício de interesses privados, que levou a que não só a Amazônia brasileira chegasse ao ponto em que chegou e em que hoje se encontra, como levou a todo o restante que se observa hoje como um processo enfermo, suicida, aparentemente irreversível que se alastra por todo o País.
MINHA VISÃO DAS RESERVAS INDÍGENAS
Entendo que índio, na acepção da palavra, é aquele indivíduo que não estabeleceu contato com nossa civilização, impregnada de tecnologia. À medida em que este índio vai estabelecendo contato com os chamados civilizados, vai ele perdendo, paulatinamente, sua condição de índio, da forma que entendo o significado da palavra. Quando aquele índio chega a um estágio em que usa vestimentas produzidas por nossa civilização, utiliza parabólicas, adota métodos de cultivo da terra que não os tradicionais dele, que passa a desejar e a utilizar modernas camionetas, aí, parece-me, passou a ser ele integrante de nosso grupo, ou seja, é brasileiro, e como tal devendo obediência às normas jurídicas do Brasil.
Julgo estranho que grupos ainda denominados de índios exijam, por exemplo, da VALE vultosos pagamentos anuais (ou seja, adotam nossos padrões monetários) e, no momento em que cometem crimes, sejam considerados inimputáveis. Estranho muito o fato de estes ainda chamados índios comparecerem a sessões do STF, da Câmara e do Senado (poderes de nossa República) e, no entanto, terem tratamento diferente quando quebram dependências governamentais ou colocam funcionários do governo na condição de reféns.
Julgo absurdas as demarcações de reservas indígenas feitas a partir da Yanomami, no governo Collor, ainda mais com a vulgarização do termo Nações Indígenas. Áreas imensas, por coincidência sempre ricas em minérios e, em geral, em regiões de fronteira, ocupadas por poucos indivíduos. Estas áreas imensas, denominadas reservas indígenas, podem servir de pretexto a que, no futuro, nações venham a intervir em solo brasileiro sob a desculpa de proteção de Nação Indígena, promovendo, desta forma, um processo de balcanização do Brasil. Boas políticas públicas, conduzidas e fiscalizadas por cidadãos honestos, podem assegurar a necessária preservação da natureza, sem que sejam concedidos privilégios a grupos que, há muito, deixaram de ser verdadeiramente índios.
Estas reservas indígenas, quilombos e cotas raciais estão adubando terreno para sérios problemas em solo brasileiro, em futuro que pode estar não muito distante.
Saudações Fraternas
Rio de Janeiro(RJ)
igrejas e religiões de merda... todas!
NÃO SÃO IGREJAS THOMAS FENDEL, SÃO OS GLOBALISTAS LOBOS VESTINDO ROUPAS DE CORDEIRO PARA ABOCANHAR AS TERRAS MAIS FÉRTEIS DO MUNDO. E O BRASIL COM SUAS FORÇAS ARMADAS E GOVERNANÇAS ENTREGUISTAS ENTREGARÃO POR TRÊS MOEDAS. ESSA GOVERNANÇA MALDITA, ENTREGUISTA FICARAM MILIONÁRIOS COM COMISSÕES DEPOSITADAS NAS ILHAS VIRGENS, TERRAS, E CASAS ESPALHADAS EM TODO O MUNDO ACHAM QUE ESCAPARÃO DO CASTIGO DA NATUREZA MAS, NÃO ESCAPARÃO NÃO! A ELAS ESTÁ DESTINADO O CASTIGO DO ANONIMATO, DA SOLIDÃO, DO REMORSO, DA TRIÇÃO.
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