quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Rio Aripuanã a Reserva Roosevelt, Rondonia, Mato Grosso,, a 998 km de Cuiabá, está dentro da Amazônica Legal

   A convite do Marechal Rondon, o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt participou de uma expedição para mapear o então desconhecido Rio que o Marechal Rondon descobriu em 1909 nascendo em Rondônia Amazonas, sem saber aonde iria desaguar, batizado de “Rio das Dúvidas”[2].

O “Rio da dúvida”, foi batizado de Rio Roosevelt em homenagem ao presidente americano; seu percurso, atravessa uma parte do Mato Grosso, entrando a seguir no estado do Amazonas, onde se torna um afluente do rio Aripuanã. 

Roosevelt e Rondon

Theodore Roosevelt (à esquerda do marco), o então coronel Rondon (à direita) e outros membros da expedição Rondon-Roosevelt posam para fotografia em frente ao marco construído em homenagem ao empreendimento. foto:  MUSEU DO ÍNDIO 

Theodore Roosevelt e membros da expedição Roosevelt-Rondon embarca em canoas na Amazônia. foto: BIBLIOTECA DO CONGRESSO (EUA)
Theodore Roosevelt aponta em um mapa da América do Sul o caminho da expedição Rondon-Roosevelt.  foto: BIBLIOTECA DO CONGRESSO (EUA) 
 
Expedição Rondon-Roosevelt. foto: BIBLIOTECA DO CONGRESSO (EUA)
Rondon e Roosevelt posam. foto: HOUGHTON LIBRARY/
UNIVERSIDADE DE HARVARD

afirmou Nelson Rockefeller, filho do magnata do petróleo John D. Rockefeller, em memorando que apresentava sua visão ao presidente Roosevelt: “Independente do resultado da guerra, com uma vitória alemã ou aliada, os Estados Unidos devem proteger sua posição internacional através do uso de meios econômicos que sejam competitivamente eficazes…” (COLBY, p.127, 1998). Seu objetivo: o domínio do comércio mundial, através da ocupação dos mercados e da posse das principais fontes de matéria-prima.

Nelson Rockefeller (right) with Brazilian President Getúlio Vargas in 1942
(COLBY, p.181, 1998).

O Rio Roosevelt foi descoberto em 1909 pela Comissão Rondon e explorado em 1914 pela expedição científica Roosevelt-Rondon. Nasce na chapada dos Parecis em Vilhena,Rondônia no paralelo13º19’, seu curso tem o sentido sudeste/norte alcançando o rio Madeira no paralelo 5º LS, rio do qual é afluente pela margem direita. Seu curso percorre trechos dos estados de Rondônia, Mato Grosso e Amazonas, tem uma extensão de 1.409 Km, recebe águas de vários tributários, destacando-se entre eles na margem esquerda os rios Capitão Cardoso e Tenente Lira, oriundos do município de Vilhena (Parecis) e na margem direita os rios Madeirinha e Branco.

O rio Aripuanã, no Mato Grosso, que embora seja desconhecido para muitas pessoas, tem um potencial turístico enorme a ser desenvolvido. Cheio de aventuras e belezas naturais, este é o 5º local do país com o maior número de espécies de aves identificadas.

O dado se explica com um fato interessante: o município a 998 km de Cuiabá está dentro da floresta Amazônica. Às margens do rio Aripuanã se desenvolvem seus principais atrativos. Trilhas, rios, paredões rochosos, balneários com piscinas naturais e cachoeiras, como as exuberantes Salto das Andorinhas, onde há revoada dos pássaros, e Salto Dardanellos, as duas principais quedas d’água da cidade. Ambas estão entre as melhores paisagens mato grossenses.


Aripuanã,  e o povo brasileiro desconhece. 
A beleza, e o roubo de toda essa beleza.

EUA denunciaram exportação ilegal de madeira pelo Brasil, mas foram ignorados. Os alertas internacionais, porém, foram confrontados pelo Ibama, que atuou para tentar convencer os americanos que o procedimento de autorização tinha mudado e que não havia nenhuma ilegalidade (Adendo maio/2021)

         Ouro, morte e apoiadores de Bolsonaro elevam tensão em garimpo no MT                        Por Marcio Camilo em: 10/10/2019 amazoniareal.com.br/                

 A ação dos bolsonaristas pró garimpo,  O ouro é vendido no mercado ilegal sem impostos e a maioria nem é vendida no Brasil. Sai para fora [do país] como contrabando, sem impostos, e volta para o país com alto valor”, afirmou o policial.[1]

O garimpo ilegal em Aripuana (1.002 km de Cuiabá)
https://www.youtube.com/watch?v=fKXOtJeaTEQ parte 1
Film is Roosevelt Memorial Association compilation of footage from TR's 1913-1914 trip to South America during which he combined a series of lectures with an expedition in the Amazon Valley of Brazil to collect zoological specimens.
https://www.youtube.com/watch?v=ToqblXc05us&t=101s parte 2

NOTAS:

[1] https://amazoniareal.com.br/ouro-morte-e-apoiadores-de-bolsonaro-elevam-tensao-em-garimpo-no-mt/
[2] Vejam quem publicou o artigo: A WWF com sede na Suíça.  O Marechal Cândido Rondon participou diretamente com o maçon Benjamim Constant das articulações do golpe republicano que derrubou Dom Pedro II, o último imperador do Brasil. O Marechal Rondon descobriu em 1909 um Rio que nascia em Rondônia Amazonas, sem saber aonde iria desaguar, o batizou de “Rio das Dúvidas”. Lauro Müller, ministro das Relações Exteriores do governo do maçon Burschenschaft Campos Salles, convidou o presidente americano Theodore Roosevelt para uma  Expedição Científica Rondon-Roosevelt, para definir se o rio descoberto por Rondon, era ou não afluente do Amazonas, (Estranho né!) entre 1913 a 1914, percorrendo o Centro-Oeste, em busca do misterioso tesouro em seu curso. O “Rio da dúvida”, foi batizado de Rio Roosevelt em homenagem ao presidente americano; seu percurso, atravessa uma parte do Mato Grosso, entrando a seguir no estado do Amazonas, onde se torna um afluente do rio Aripuanã; a trajetória e resultado da expedição se tornou secreta, e todo o material coletado na expedição, seguiu com a comitiva para os Estados Unidos.  Da expedição surgiu o livro Through the Brazilian Wilderness (Pelas Selvas Brasileiras, Ed. Capo Paperback), escrito em 1914 por Roosevelt. A Expedição Científica Rondon-Roosevelt também foi tema de um livro da autora norte-americana Candice Millard, intitulado "The River of Doubt" ("Rio da Dúvida") (Broadway, 2006).https://www.wwf.org.br/?29584/expedicao-guariba---roosevelt---o-rio-das-duvidas
[3] Conheça as aventuras de Theodore Roosevelt pela Floresta Amazônica.O presidente dos EUA quase no morreu no Brasil    https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/conheca-as-aventuras-de-theodore-roosevelt-pela-floresta-amazonica-e-como-ele-quase-morreu-no-brasil/
[5] ADENDO EM OUTUBRO/2021: 
Genocídio dos índios cintas-largas em Aripuanã Rondônia: Rockfeller e a cobiça pelos minérios raros

https://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com/2021/10/genocidio-dos-indios-cintas-largas-em.html

Nenhum comentário: