segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Brasil de governantes confusos, impotentes,

Em março de 1938,o General Cordeiro de Farias foi nomeado interventor no Rio Grande do Sul em substituição a Daltro Filho, que falecera dois meses antes. Já no primeiro mês de seu governo, tomou diversas medidas contra a expansão do nazismo nas áreas de colonização alemã, concitando a população de origem alemã a adotar exclusivamente a nacionalidade brasileira, convidando diretores de jornais a cessarem a propaganda hitlerista e nacionalizando o ensino em todo o estado.

Cordeiro de Farias fechou em maio de 1939 o escritório do Partido Nazista, deportando o seu principal dirigente no Rio Grande do Sul. Conseguiu também que fosse determinada em novembro a saída do país do cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Friedrich Ried, envolvido na operação de instalação de radiotransmissores próprios para espionagem em navios alemães ancorados no porto do Rio Grande. Segundo seu depoimento ao Cpdoc, foi interpelado pelo chefe do EME, general Pedro Aurélio de Góis Monteiro, para quem a medida prejudicava as relações diplomáticas do Brasil. Manteve contudo sua posição, conseguindo o apoio de Vargas. A essa altura, já se havia iniciado a Segunda Guerra Mundial.

Em 1° de setembro de 1939, Getúlio Vargas revelava certa simpatia pelo nazismo ao prever um futuro melhor;  montou um poderoso esquema de propaganda pessoal ao criar o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), claramente inspirado no aparelho nazista de propaganda idealizado por Joseph Goebbels. Em 1940 a ideologia nazista, contudo, fascinava os homens que operavam o Estado Novo a tal ponto que Francisco Campos, o autor da Constituição de 1937, chegou a propor à embaixada alemã no Brasil a realização de uma "exposição anticomintern", com a qual pretendia demonstrar a falência do modelo político comunista. Góes Monteiro, o chefe do Estado Maior do Exército, foi mais longe. participou de manobras do exército alemão e ameaçou romper com a Inglaterra quando os britânicos apreenderam o navio Siqueira Campos, que trazia ao Brasil armas compradas dos alemães. 

Oswaldo Aranha o Chanceler brasileiro é a grande figura da III Reunião de Consulta. Sem ele, teria perecido, naquela ocasião, a unidade continental. (...) 

A Europa ocupada, a Inglaterra subjugada, a Rússia invadida, não precisariam os Exércitos nazistas atravessar os oceanos. A Conferência do Rio de Janeiro teve uma importância decisiva nos destinos da humanidade. Pela primeira vez, em face de um caso concreto, positivo e definido, foi posta à prova a estrutura do pan-americanismo. Pela primeira vez todo um continente se declarou unido para uma ação comum, em defesa de um ideal comum, a Liberdade".  

Em 1942 quando algumas embarcações brasileiras foram atingidas e afundadas por submarinos alemães no Oceano Atlântico, em 22 de agosto de 1942, Vargas reúne-se com seu novo ministério: " diante da comprovação de dos atos de guerra contra a nossa soberania, foi reconhecida a situação de beligerância entre o Brasil e as nações agressoras - Alemanha e Itália". 
Imagem relacionada
Em 31 de agosto foi declarado o estado de guerra em todo o território nacional. A partir deste momento, Vargas fez um acordo com Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) e o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, União Soviética, entre outros).  Brasil forneceu matérias-primas, principalmente borracha, para os países das forças aliadas. 

O Brasil também cedeu bases militares aéreas e navais para os aliados. A principal foi a base militar da cidade de Natal (Rio Grande do Norte) que serviu de local de abastecimento para os aviões dos Estados Unidos.
Imagem relacionada
1955: o apoio dos comunistas a Juscelino Kubitschek JK, autêntica "raposa pessedista", estava ciente da importância das bases locais para a viabilização de sua candidatura, principalmente das bases de Minas Gerais. 
Resultado de imagem para Jango  na china
O PCB divulgou um Manifesto Eleitoral apoiando oficialmente a chapa JK-Jango. Esse apoio repercutiu nos meios militares de tal forma que o ministro da Guerra, general Henrique Lott, veio a público condenar a aproximação de JK com os comunistas, fato negado pelo candidato pessedista JK. 
Resultado de imagem para Janio com Tito, NehruImagem relacionada
Em 1963:Jânio iniciara uma revolução em política externa (abertura à África e aos países socialistas). Fascinado pelo terceiro- mundismo (Tito, Nehru, etc
Resultado de imagem para jango na China
O governo de Goulart demonstrou ser simpático com o comunismo, bom para os marxistas, apoiando-os, mas era péssimo para o País, não somente por razões ideológicas, Confuso, impotente, não passava de conveniente fachada legal, manipulada por aqueles que, determinada e afoitamente, queimavam etapas na perseguição de objetivos definidos e preconizados no receituário anárquico-sindicalista, travestidos de Reformas de Base. 

Ao cabo de pouco mais de dois anos, o País assistiu, atônito, à institucionalização da baderna, traduzida na intencional inversão de valores e preocupante quadro econômico – robusta inflação e despudorada corrupção – acompanhados de acintoso desrespeito ao princípio da autoridade, inclusive no meio militar. Para todos, já era claro que o próprio governo financiava e incentivava a anarquia. Seus mentores de fato controlavam, com audácia, as rédeas do aparelho governamental. Não se aperceberam de que, na verdade, não detinham o poder.
Imagem relacionada
O Brasil pós-1964 deu continuidade ao tipo de desenvolvimento capitalista iniciado no governo Kubitschek, dependente do capital estrangeiro e dos investimentos do Estado nas atividades econômicas.
http://redescobrindoovale.blogspot.com/2018/05/os-campos-de-vargas.html

Nenhum comentário: