Em
1955, professores da Escola de Chicago visitaram o Chile a fim de firmar
convênios. Nos anos seguintes, passaram a influenciar a formulação de políticas
econômicas por meio principalmente de alunos que foram bolsistas em Chicago,
escola que atribuía a crise econômica ao excessivo intervencionismo estatal na
atividade produtiva privada, um grupo de economistas afirmava que a origem dos
desastres econômicos do século não estava em limites do capitalismo, mas na mão
pesada do Estado. O contexto geopolítico da Guerra Fria favoreceu a transformação
do Chile em uma espécie de laboratório neoliberal por quase uma década, com
influência até hoje na economia chilena, a exemplo da obsessão com equilíbrio
fiscal e controle inflacionário. A experiência se tornou exemplar - para o bem
e para o mal - na América Latina....
NEOLIBERALISMO – “curiosidades” • Amplamente difundido pelo Chile e usado com pioneirismo na Inglaterra com Margareth Thatcher (1979 – 1990). • E Ronald Reagan (1980 - 1988) nos EUA.
O neoliberalismo no Brasil quando passou a seguir orientações do CFR:
- Na década de 1970/80, o modelo econômico brasileiro, baseado na industrialização por substituição de importação, com forte presença estatal, entrou em crise.- Faltam condições políticas para revitalizar o modelo.- Avanço da globalização.- Adoção do neoliberalismo. (de Thatcher e Reagan seguindo o Chile)
O ditador Augusto Pinochet em Santiago do Chile e o economista norte-americano Milton Friedman, após o golpe de estado
O golpe
de Estado que depôs o presidente socialista Salvador Allende em 1973 e iniciou
o governo do general e ditador Augusto
Pinochet marcou um ponto de inflexão na economia chilena.... No lugar do Estado
de bem-estar social e regulador, foi ganhando força um projeto macroeconômico
de viés desestatizante, liderado por grupo de jovens economistas apelidados
jocosamente de "Chicago Boys". Nesta guinada neoliberal sob Pinochet,
conviviam relativas liberdades econômicas e repressão violenta a direitos
civis....
- a corrupção arrasa qualquer governo e para ser aplicado o sistema neoliberal, a corrupção deve ser extinta completamente.
O Brasil Novo!!!O BRASIL NEOLIBERAL (1990-?): expectativas - fim da inflação- moralização política do país.- MENOS DESIGUALDADES SOCIAIS.- retomada do desenvolvimento econômico – modernização.- diminuição do tamanho do estado.- abertura aos comércio e ao capital estrangeiros.- educação pública de boa qualidade em tempo integral para os educandos.
*****
incertezas:
incertezas:
- Assinatura do tratado de livre comércio com a Argentina.- Plano Collor II e mais um fracasso.PLANO COLLORBLOQUEIO DA POUPANÇA, DE CONTAS BANCÁRIAS E APLICAÇÕES FINANCEIRAS.FRACASSOU: A INFLAÇÃO VOLTOU A SUBIR E A ECONOMIA CONTINUOU EM CRISE.DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.EXTINÇÃO DO SNI, DO IBC, DA PESQUISA DA BOMBA ATÕMICA, ETCMINISTRA ZÉLIAGraves denúncias de corrupção NO GOVERNOPC FARIAS
O Congresso Nacional instala a CPI para investigar a corrupção no governo.Movimento cara
pintada.
O Congresso Nacional aprova o impeachment e a cassação dos direitos políticos por oito anos do presidente.FIM
- NEOLIBERALISMO - BRASIL • Inicio no governo de Fernando Collor de Melo. • Consolidação no governo FHC – privatizações em peso de estatais. • Crise econômica – inflação – desemprego.
- LIBERALISMO/NEOLIBERALISMO – COMO AFETA A POPULAÇÃO • Aumento da produção, com a redução do custo das mercadorias. • Exploração do trabalhador. • Livre concorrência/mercado – formação dos oligopólios. • Supressão dos pequenos proprietários/empresas. • Formação de trustes, cartéis e holding. • Aumento da desigualdade social. • Precarização do trabalho (ex: terceirizações). • Pressão ambiental. • Elevação do desemprego. • Avanços no campo técnico-cientifico.
- O governo do Sr. Lula da Silva da Sra. Dilma Rousseff do Sr. Michael Temer seguindo a política neoliberal dos governos anteriores, fazendo prevalecer em 100% o toma lá dá cá, foram constituídos por doze anos de desvio do erário, e para isso nomearam ministérios destinados para esse fim; para a compra de medidas, aumentaram a Câmara dos Deputados para 513 integrantes, custando mais de R$8 bilhões, venderam medidas provisórias com o calar do senado e do judiciário este que passou a vender sentenças burlando a Lei, praticaram o estelionato empresarial das estatais por eles privatizadas, para nelas alocar os Ph.D corruptos para administrar tanto no Brasil, como fora do Brasil, as empresas, distribuindo os lucros entre si dando origem ao estelionato empresarial dos laranjas brasileiros; nasceu daí, a Operação Lava Jato para prender toda a facção criminosa que tomou de assalto a nação brasileira. Foram 12 anos de governo ditador, com teorias marxistas, gramscistas; deixaram o povo desempregado, sem saúde, a economia desestruturada pela dívida pública a quem? e para que fim? levando mensalmente de 60 a 70% de tudo o que foi arrecadado para o serviço da dívida e sem o crivo do Congresso, graças ao Art. 166 fraudado pelos constituintes em 1988; lembrando do BNDES que favoreceu os países do bloco Unasul sem o retorno dos empréstimos ao Banco Fomento e o pobre do Tesouro com as pedaladas fiscais entre outros crimes.
LIBERALISMO/NEOLIBERALISMO - AFETA A POPULAÇÃO – Governo Bolsonaro Ministro Paulo Guedes, e o Liberalismo Clássico que continuará, e bastante agressivo! É PRIVATIZAR, PRIVATIZAR, O BRASIL TODO E AUDITORIA DAS CONTAS PÚBLICAS,
NADA!
O ídolo de Bolsonaro e Paulo Guedes: O ditador Aaugusto Pinochet do Chile
O Ataque de Paulo Guedes ao
modelo social democrata vem de desconhecimento sociológico. O Chicago Boys pretende tornar os banqueiros o rei, o mercado o príncipe, enquanto o Estado ficará sobre os pés do sistema neoliberal então implantado, que governará o Brasil de fora para dentro, levando tudo o que é do Brasil para fora.
Paulo
Guedes não estudou a História do Brasil, ele estudou apenas a história do liberalismo clássico que
interessa a ele. Paulo Guedes parou no tempo. Paulo Guedes em 1989 lutou para
ser ministro de AFIF Domingos não conseguiu, Paulo Guedes continua com os
mesmos critérios daquela época. O
Brasil, os brasileiros querem a Social Democracia, o Estado Democrático de
Direito, não queremos o Liberalismo Clássico de FHC que arrasa com o Brasil
desde os anos 80, tirando dos brasileiros o direito à viver com dignidade, agora sendo seguido pelo futuro Presidente Bolsonaro na pessoa do Ministro da Economia indicado pelo chines Ling do RS, Sr. Paulo Guedes. Os brasileiros querem auditoria das contas públicas brasileiras depenadas nos últimos 33 anos inclusive da Dívida Pública (que dívida e juros são esses?), a cobrança judicial dos débitos fiscais e sociais das empresas que nada recolhe ao fisco gerando os déficits fiscais e sociais, corte dos gastos das estatais,... e o MINÉRIO NIÓBIO como moeda lastro para o Brasil.
E as FFAA Forças Armadas brasileiras caladas, deixando tudo isso acontecer, vendo a soberania brasileira sendo destruída sai governo entra governo e o entreguismo neoliberal continua, NOS LEVANDO A VER quem é que realmente manda no Brasil desde 1889;
https://godf.org.br/site/ release-da-homenagem-da- maconaria-do-distrito-federal- ao-exercito-brasileiro/ 2bGHGPlVCWM-3/nta.aspx
E as FFAA Forças Armadas brasileiras caladas, deixando tudo isso acontecer, vendo a soberania brasileira sendo destruída sai governo entra governo e o entreguismo neoliberal continua, NOS LEVANDO A VER quem é que realmente manda no Brasil desde 1889;
https://godf.org.br/site/
“Isso tudo revela como a
cultura militar sempre manteve laços com sua tradição”, analisa o historiador
carioca Renato Lemos. Para Renato Lemos, “o mais relevante dessas desavenças é
a imagem divergente da tropa preconizada pelos dois militares”. Constant
defendia o cidadão fardado, porém capaz de contestar uma ordem. Para Caxias, o
soldado tinha de cumprir cegamente seu dever sem contestar ordens. Hoje,
vemos um exército “absolutamente” obediente; a quem? https://istoe.com.br/30048_ORDEM+DESUNIDA+/
Nenhum comentário:
Postar um comentário