domingo, 15 de julho de 2018
José Antonio Ureta
Membro fundador da “Fundación Roma”,Chile; membro da “Société Française pour la Défense de la Tradition, Famille et Propriété”; colaborador do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e autor do livro: “A mudança de paradigma do Papa Francisco: continuidade ou ruptura na missão da Igreja? Relatório de cinco anos do seu pontificado”.
Os índios, modelo de respeito ecológico à natureza
O reverso da medalha das críticas ao desenvolvimento é a visão romântica que o Papa Francisco apresenta dos povos indígenas, os quais seriam modelos de sabedoria no seu relacionamento com a natureza:
“Para eles, a terra não é um bem econômico, mas dom gratuito de Deus e dos antepassados que nela descansam, um espaço sagrado com o qual precisam interagir para manter a sua identidade e os seus valores. Eles, quando permanecem nos seus territórios, são quem melhor os cuida”[1].
Invasão de fazenda em Mato Grosso do Sul. |
Durante sua viagem ao México, em sermão para os índios de Chiapas, após afirmar que vivemos “uma das maiores crises ambientais da história”, ele declarou:
“Nisto, vós tendes muito a ensinar-nos, a ensinar à humanidade. Os vossos povos […] sabem relacionar-se harmoniosamente com a natureza, que respeitam como ‘fonte de alimento, casa comum e altar do compartilhar humano’”[3].
Evidentemente esses elogios não são alheios aos conflitos existentes em várias partes do mundo entre ditas populações e as autoridades nacionais a propósito de projetos hidroelétricos ou extrativos de minerais em terras indígenas.
Curiosamente, apesar de reconhecer, no início da encíclica, que “o princípio da subordinação da propriedade privada ao destino universal dos bens e, consequentemente, o direito universal ao seu uso é uma ‘regra de ouro’ do comportamento social e o ‘primeiro princípio de toda a ordem ético-social’”[4], esse princípio de subordinação da propriedade privada ao bem comum perde a validade quando se trata de populações indígenas.
O direito ao território ancestral passa a ser absoluto, ainda que essa santuarização seja prejudicial ao desenvolvimento da respectiva nação e dos próprios povos aborígenes.
Curiosamente, apesar de reconhecer, no início da encíclica, que “o princípio da subordinação da propriedade privada ao destino universal dos bens e, consequentemente, o direito universal ao seu uso é uma ‘regra de ouro’ do comportamento social e o ‘primeiro princípio de toda a ordem ético-social’”[4], esse princípio de subordinação da propriedade privada ao bem comum perde a validade quando se trata de populações indígenas.
Índios, ONGs e teologia da liberação: agentes preferidos do governo mundial verde auspiciado por Francisco. |
Assim, durante uma audiência com os participantes no 3° Fórum dos povos indígenas, organizado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, o Papa Francisco afirmou que
“deveria prevalecer sempre o direito ao consenso prévio e informado”, ao evocar o problema de “como reconciliar o direito ao desenvolvimento […] com a tutela das caraterísticas próprias dos indígenas e dos seus territórios”, especialmente nos casos de atividades econômicas “que podem interferir com as culturas indígenas e a sua relação ancestral com a terra”[5].
O Papa Francisco teve outros encontros com os povos aborígenes durante sua viagem de janeiro de 2018 ao Chile e ao Peru, tendo neste último país visitado a Amazônia.
Falando aos nativos dessa imensa região, após palavras de forte impacto retórico:
O pontífice reiterou sua preferência pelo estilo de vida indígena em confronto com aquele do Ocidente, no qual tudo seria condenável:
“Nós, que não habitamos nestas terras, precisamos da vossa sabedoria e dos vossos conhecimentos para podermos penetrar — sem o destruir — no tesouro que encerra esta região, ouvindo ressoar as palavras do Senhor a Moisés: ‘Tira as tuas sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa’ (Ex 3, 5).
O pontífice reiterou sua preferência pelo estilo de vida indígena em confronto com aquele do Ocidente, no qual tudo seria condenável:
“A verdade é que vós, com a vossa vida, sois um grito lançado à consciência de um estilo de vida que não consegue medir os custos do mesmo. Vós sois memória viva da missão que Deus nos confiou a todos: cuidar da Casa Comum”[6].
Lançamento da encíclica Laudato Si' só entusiasmou esquerdas |
A resposta deveria ser categoricamente afirmativa caso se leve em consideração a simpatia pela Teologia da Libertação de alguns dos 18 membros do Conselho pré-Sinodal que colaborará com a Secretaria Geral na preparação da Assembleia Especial, tais como o cardeal Cláudio Hummes e Dom Erwin Kräutler, prelado emérito de Xingu.
Além dos preocupantes temas já explicitamente levantados por esses dois prelados sobre a ordenação sacerdotal de leigos casados (viri probati) e a simultânea revisão do celibato eclesiástico — o que inauguraria uma prática que a partir da Amazônia poderia dilatar-se por toda a Igreja.
Será preciso acompanhar com atenção se no referido Sínodo não se procurará também impor a todos os católicos a ideologia indigenista promovida por um setor pró-Teologia da Libertação do episcopado brasileiro, a qual já foi objeto quatro décadas atrás de uma documentada denúncia do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em seu livro Tribalismo indígena: Ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI[7].
A “governança mundial” para promover uma “comunhão universal” teilhardiana
Ela insiste em várias passagens sobre a necessidade de “conceber o planeta como pátria e a humanidade como povo que habita uma casa comum”[8], de “um acordo sobre os regimes de governança para toda a gama dos chamados bens comuns globais”[9], de “uma verdadeira Autoridade política mundial” dotada “de poder de sancionar”[10] e de “poder para punir os danos ambientais”[11].
Perfis pagãos projetados sobre São Pedro sublinham ecumenismo panteísta teilhardiano |
Finalmente, é preciso destacar que, apesar de suas afirmações de que a defesa da natureza não requer “uma divinização da terra” nem “igualar todos os seres vivos e tirar ao ser humano aquele seu valor peculiar”[12], há passagens na encíclica que se colocam na linha do misticismo panteísta e evolucionista do Pe. Pierre Teilhard de Chardin, pessoalmente citado no documento (n° 83) [13].
O mundo é visto, de fato, como “sacramento de comunhão” no qual
“o divino e o humano se encontram […] mesmo no último grão de poeira do nosso planeta”[14], pelo que “a meta do caminho do universo situa-se na plenitude de Deus, que já foi alcançada por Cristo ressuscitado, fulcro da maturação universal”[15], do que resulta que a “conversão ecológica” implica na consciência amorosa “de formar com os outros seres do universo uma estupenda comunhão universal”[16].
Cabe destacar que, para a encíclica, o homem é fruto dos “processos evolutivos”, cuja “novidade qualitativa” pressupõe “uma ação direta de Deus”.
Mas o egrégio autor nunca fala da alma humana racional, a não ser de passagem, em uma nota (§141) que diz: “o amor vive-se sempre com corpo e alma”.
Mas o egrégio autor nunca fala da alma humana racional, a não ser de passagem, em uma nota (§141) que diz: “o amor vive-se sempre com corpo e alma”.
Apoio à agenda anticristã sob o pretexto de “desenvolvimento sustentável”
Pondo em prática os princípios da encíclica, o Papa Francisco, no seu discurso à Assembleia Geral das Nações Unidas de 25 de setembro de 2015, disse que levantava sua voz “em conjunto com a de todos aqueles que aspiram por soluções urgentes e eficazes”, para denunciar o “caráter dramático de toda esta situação de exclusão e desigualdade” que resulta do “abuso e a destruição do meio ambiente”.
Pelo que “a adoção da ‘Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’, durante a Cúpula Mundial que hoje mesmo começa, é um sinal importante de esperança”[17].
Esse apoio incondicional à “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” é tanto mais grave e surpreendente quanto a Missão Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas tinha feito registrar na sessão da Assembleia Geral de 1° de Setembro de 2015, ou seja, no começo do mesmo mês, uma declaração oficial exprimindo suas reservas quanto ao uso, no texto da referida Agenda, dos conceitos “saúde sexual e reprodutiva” e “direitos reprodutivos” (os quais, para serem aceitáveis, deveriam excluir explicitamente o aborto ou produtos abortivos de sua definição), assim como dos termos “contracepção”, “planificação familiar” (que deveriam incluir unicamente métodos moralmente lícitos) e, finalmente, “gênero” (o qual, para ser válido, deveria ser baseado na identidade sexual biológica).
Igualmente, a Santa Sé viu-se obrigada a reiterar que a “responsabilidade primária” e os “direitos primários” dos pais na educação dos filhos inclui seu direito à liberdade religiosa[18].
Nada disso impediu o arcebispo Marcelo Sánchez Sorondo, chanceler das duas academias de Ciências, de declarar com ufania que “pela primeira vez o magistério do Papa é paralelo ao das Nações Unidas”[19].
Mais ainda, a mensagem pontifícia de 1° de setembro de 2016, para celebrar o “Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação”, deu diretrizes de comportamento individual e aprovou iniciativas públicas contestáveis.
No plano individual, após citar o Patriarca Bartolomeu, para quem “todos nós, na medida em que causamos pequenos danos ecológicos”, somos chamados a reconhecer “a nossa contribuição — pequena ou grande — para a desfiguração e destruição do ambiente”, o Papa Francisco convidou cada um a arrepender-se “do mal que estamos a fazer à nossa casa comum”, como “indivíduos, acostumados a estilos de vida induzidos quer por uma cultura equivocada do bem-estar quer por um ‘desejo desordenado de consumir mais do que realmente se tem necessidade’”, assim como a fazer “um propósito firme de mudar de vida”, o qual “deve traduzir-se em atitudes e comportamentos concretos mais respeitadores da criação, como, por exemplo, fazer uma utilização judiciosa do plástico e do papel, não desperdiçar água, comida e eletricidade, diferenciar o lixo, tratar com desvelo os outros seres vivos, usar os transportes públicos e partilhar o mesmo veículo com várias pessoas, etc.”
Para tornar esse compromisso mais cogente, o Papa sugere “um complemento aos dois elencos de sete obras de misericórdia [espirituais e corporais], acrescentando a cada um o cuidado da casa comum” [20].
No plano institucional, a “proteção da casa comum requer um consenso político crescente”, motivo pelo qual o pontífice manifesta a sua satisfação pelo fato de que “em setembro de 2015, as nações da terra adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, em dezembro de 2015, aprovaram o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, que se propõe o difícil mas fundamental objetivo de conter a subida da temperatura global”[21].
O apoio da Santa Sé à “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” é tanto mais desconcertante quanto ela já está sendo efetivada mediante a proliferação de iniciativas como a Innov8, da Organização Mundial da Saúde, que visa impor serviços de aborto, contracepção e educação sexual hedonista das crianças nos países menos desenvolvidos.
“Melodrama gnóstico e neopagão” na fachada da Basílica de São Pedro
“Melodrama gnóstico e neopagão” na fachada da Basílica de São Pedro |
Em nome da Sociedade pela Proteção da Criança Não-Nascida (SPUC), o pesquisador britânico Matthew McCusker declarou que “a aprovação pelo Papa Francisco e outros órgãos da Santa Sé [dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável] aumenta gravemente a ameaça para os mais inocentes e os mais vulneráveis entre nós”, pelo que “é absolutamente necessário que todos os Católicos resistam, da maneira mais apropriada à sua posição na Igreja, a esse alinhamento entre autoridades eclesiásticas e uma agenda internacional que visa a destruição de vidas inocentes e da própria estrutura da família”[22].
A convergência do Papa Francisco com a agenda verde mais radical e pagã promovida pela ONU e por organizações internacionais ficou patente no dia 8 de dezembro de 2015, quando sobre a fachada da Basílica de São Pedro foi projetado o espetáculo Fiat lux: Illuminating Our Common Home, um verdadeiro “manifesto ecologista” financiado pelo World Bank Group com a intenção de traduzir em imagens a encíclica Laudato Sì.
Ele projetava leões, tigres e leopardos lá mesmo onde os primeiros cristãos foram martirizados, e fazia pairar uma imensa coruja enquanto monges budistas em marcha pareciam indicar uma via de salvação alternativa ao cristianismo[23].
O jornalista Antonio Socci qualificou o espetáculo d”e “melodrama gnóstico e neopagão que tinha uma mensagem ideológica anticristã bem precisa, observando que “em São Pedro, na festa da Imaculada Conceição, em lugar da celebração da Mãe de Deus preferiu-se a celebração da Mãe Terra, para fazer propaganda da ideologia dominante, essa ‘religião climática e ecologista’, neopagã e neomalthusiana que é sustentada pelos grandes poderes mundiais”[24].
Excerto do livro: “A mudança de paradigma do Papa Francisco: continuidade ou ruptura na missão da Igreja? Relatório de cinco anos do seu pontificado”Veja o texto completo no site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
NOTAS
[2] Ibid. n° 179.[8] Laudato Sì n° 164.[9] Ibid. n° 174.[10] Ibid. n° 175, citando Bento XVI e João XXIII.[11] Ibid. n° 214.[12] Ibid. n° 90.[13] Ver Arnaldo X. da Silveira, “Notas sobre Laudato Sì” inhttp://www.unavox.it/ArtDiversi/DIV1294_Da-Silveira_Note_su_Laudato-si.html Em 18 de novembro de 2017, a assembleia plenária do Conselho Pontifício para a Cultura aprovou uma moção para pedir ao Papa Francisco que remova o Monitum do Santo Ofício de 30 de junho de 1962 declarando que seus textos de caráter teológico e filosófico continham graves erros para a doutrina católica (http://www.disf.org/teilhard-de-chardin-petizione-monitum-consiglio-cultura).[14] Laudato Sì n° 9, citando o Patriarca Bartolomeu, “Global Responsibility and Ecological Sustainability: Closing Remarks”, I Cúpula de Halki, Istambul.[15] Ibid. n° 83.[16] Ibid. n° 220.[21] Ibid.[22] Ver “The impact of the United Nations’ Sustainable Development Goals on children and the family, and their endorsement by the Holy See” in[23] Ver Roberto de Mattei, “San Pietro: una basilica oltraggiata” in https://www.corrispondenzaromana.it/san-pietro-una-basilica-oltraggiata/
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