terça-feira, 9 de agosto de 2016

Argentina entrega aos Estados Unidos a terceira maior reserva de água doce do mundo o Aquífero Guaraní na Argentina.

https://www.youtube.com/watch?v=3-5tlsMiVGA&feature=emb_logo
Aquífero Guarani: estudo analisa as negociações do acordo.

O Aquífero Guarani é um reservatório de águas doces subterrâneas que ocupa parte dos territórios do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Entre 2002 e 2010, durante as negociações com esses países para a assinatura do acordo que regula a utilização dessas águas, o Brasil atuou de modo soberanista (por possuir a maior quantidade) e não exerceu o papel de líder das negociações. -  “A maior preocupação do Brasil no governo Lula, não adotando atitude soberanista, foi garantir que não haveria interferência dos outros três países. As autoridades brasileiras buscaram preservar a soberania nacional para que o acordo não permitisse nenhuma interferência no território subterrâneo nacional e em seus recursos naturais. Porém, foi uma atuação reticente, com a intenção de que o envolvimento fosse o menor possível”, aponta a jornalista Cínthia Leone Silva dos Santos, autora da dissertação de mestrado Atuação do Brasil na negociação do acordo sobre o aquífero guarani, apresentada em 14 de dezembro de 2015 ao Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. [3]

“O acordo sobre o Aquífero Guarani se tornou o primeiro sobre águas transfronteiriças [cujos limites vão para além das fronteiras dos países] a ser assinado de modo pacífico. Isso é algo novo na diplomacia”, diz a pesquisadora. Outro ponto positivo foi que o documento assinado teve como embasamento as pesquisas científicas realizadas durante o projeto do Banco Mundial. “Isso mostra a influência daquilo que estava sendo produzido no campo científico”, destaca. Sobre a gestão do aquífero, ela é realizada de modo independente pelos quatro países, sem que um interfira nas decisões do outro. - A pesquisadora lembra que Argentina e Uruguai já ratificaram o acordo, ao contrário do Brasil e do Paraguai. “Com a não ratificação, os países deixam de criar alguns órgãos propostos no acordo”, explica. No caso do Paraguai, a proposta é a criação de uma escola de formação para capacitação técnica. No Brasil, é a existência de um órgão técnico para monitoramento dos poços que utilizam as águas do aquífero.[2]. O presidente argentino Macri, concorda com presidente dos EUA para instalar bases sobre o Aquífero subterrâneo Guaraní.

A Representante Nacional para o Projeto Sul na Argentina, Alcira Argumedo, informou que a instalação de duas bases militares norte-americanas no país responde a uma estratégia militar do Pentágono para aproveitar um dos maiores reservatórios de água doce do mundo.
“O anúncio da instalação de duas bases militares no país, é grave e preocupante pois está destinado a controlar principalmente duas principais fontes de água potável como um recurso estratégico para os EUA” denunciou, segundo avalia La Radio del Sur.
Durante sua participação no programa Mientras Tanto y por si Acaso transmitido porLa Radio del Sur, ele disse: “Não é por acaso que, onde se planeja instalar uma base militar no norte, está o aquífero subterrâneo Guarani, a terceira maior reserva de água doce do mundo, e no sul é uma maneira de controlar a Antártida, poi ali existe outra grande reserva de água doce, mas neste caso congelada”.
Em maio passado, o governo argentino disse que os EUA vão instalar duas bases militares em áreas estratégicas e importantes do país: uma no norte do país, na Tríplice Fronteira, e a outra no sul da província de Tierra del Fuego.
https://www.youtube.com/watch?v=bcgmaWPeg9I&feature=emb_logo
A este respeito, a deputada ressaltou que a política de Mauricio Macri é “Colocar-se em uma subordinação constante e absoluta ao governo dos EUA, estão tomando medidas visando negócios e não políticas para favorecer o povo argentino”.
Traduzido para publicação em dinamicaglobal.wordpress.com

Fontes:
1.https://dinamicaglobal.wordpress.com/2016/08/08/argentina-presidente-macri-entrega-aos-estados-unidos-a-terceira-maior-reserva-de-agua-doce-do-mundo/
Ultimas Noticias
La Radio del Sur
2.https://www5.usp.br/noticias/meio-ambiente/aquifero-guarani-estudo-analisa-as-negociacoes-do-acordo/#:~:text=%E2%80%9CO%20acordo%20sobre%20o%20Aqu%C3%ADfero,ser%20assinado%20de%20modo%20pac%C3%ADfico.&text=%E2%80%9CCom%20a%20n%C3%A3o%20ratifica%C3%A7%C3%A3o%2C%20os,propostos%20no%20acordo%E2%80%9D%2C%20explica.
3.http://www.usp.br/agen/?p=226469

Nenhum comentário: