quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Os "ROLES": Manifestações da vez

Profa. Guilhermina Coimbra.*






A etimologia da palavra vem do Francês: "roulê", particípio passado de "rouler", "Roueller" significa ‘enrolar’ (in Dicionário Google).

No Brasil, tem o sentido dedar um passeio em grupo, pisando forte e cantando "rap".

“Rolezinho” é apenas o início de um processo que deve levar os “participantes”, para dentro de espaços onde a baderna e o saque dos arrastões deverão dar maior visibilidade política.

Ao contrário dos "black bocs" que não conquistaram a simpatia da sociedadenem dos mais pobres em especialos “rolezinhos” são a nova proposta da ”engenharia social”, orientada pelos interessados em aplicar no Brasil as táticas e estratégias de bagunçar com países alheios.

Os rolezinhos vieram substituir o fracasso dos "black blocs", um nome que nem todos dominam, uma violência por todos abominada.  “Rolezinho” é um termo que agrada o gosto popular, vem no diminutivo. (http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2014/01/o-que-imprensa-internacional-diz-sobre-os-rolezinhos-ou-blittle-little strollsb.html.).

"rolezinho” é um fenômeno que se iniciou nos anos 70, quando surgiu em São Paulo, no Shopping da Avenida Faria Lima, então uma das mais principais e sofisticadas vias paulistanas. Era a opção de jovens sem poder aquisitivo, mas que gostavam de passear e viver a imaginação do consumo.

Mas, a pretensão do “rolezinho” em nada difere do praticado pelos "blacks blocs",subvencionados por diversos grupos de múltiplos inconfessáveis interesses. NoParaná, os "black blocs" foram contidos. A Polícia Militar no Paraná foi eficaz, cortou o mal pela raiz. 

Temos mais de mil "shopping centers" no Brasil. O número de jovens com baixo poder aquisitivo frequentando espaços de consumo é alto. É um fenômeno cultural que ocorre rotineiramente, nas principais cidades do Brasil. Entretanto, é na Zona Leste de São Paulo, que se faz mais presente.

Segundo consta, a idéia é " ..."criar uma nova moda e vítimas para se produzir novos protestos, e assim inviabilizar as legítimas manifestações de brasileiros, com a promoção de manifestações que permitam satisfazer através do saque, o desejo de cobiça".  Veja:http://carlosverezablog.blogspot.com.br/2010/10/2010-cristais-quebrados.html

Pensam - os coitados dos mandantes dos organizadores desinformados - já que  nãoconseguiram, no Brasil, disseminar  eficazmente a discriminação religiosa, étnica e etc. - com os "rolezinhos" pensam atingir o alvo: despertar a discriminação.

Os coitados dos "organizadores desinformados" (na melhor das hipóteses)tentam manipular a população brasileira com estes novos “movimentozinhos” cujo objetivo é promover a luta de classes  no Brasil.

O processo e o objetivo é o mesmodesestabilizar o governo brasileiro.

Os ignorantes (na melhor das hipóteses) dos "organizadores desinformados" confundem ou, tentam confundir - a falta de respeito e tudo o que depõe contra a dignidade humana - com preconceito.

Não percebem, ou, dissimulam não perceber que o repudiado pelos brasileiros é a falta de educaçãoNão é preconceitonem é discriminação, porque, não aceitar grosserias, mal-educação e comportamentos vulgares, jamais poderá ser confundido com preconceito ou discriminação.

Os tais organizadores, por ordens dos mandantes interessados e esperançosos em conseguir  a difícil desestabilização do governo brasileiro, tentam utilizar as táticas (ou serão estratégias?) já utilizadas à exaustão,  na desestabilização de diversos governos ao redor do mundo.

Movidos pela esperança, atacam em diversas frentesno Brasil .

Como os mandantes sabem querer perseverantementenão perceberam - ainda - que  se..."o Brasil é difícil", como costumam dizer -  é porque a população brasileira não se deixa manipular.

Os brasileiros conhecem bem as causas óbvias que pretendem camuflar os reais objetivos dos organizadores de tais "movimentozinhos". 

Entre elas, lembram, o custo da violência,  superando 5% do PIB brasileiro (segundo estudos desatualizados realizados pelo IPEA) e o fato de que o Brasil é o país onde circula o maior número de veículos blindados no mundo (custo da blindagem é superior a R$ 50 mil) de acordo com as informações divulgadas pela Associação Brasileira de Blindagens (ABRABLIN, a associação do setor) o que significa, segundo especialistas em segurança, que esse  total se tornou um indicador para aferir o grau de criminalidade nacional.

Acessar   http://www.podcastcafebrasil.com.br/podcasts/341-pancadao-e-cultura , com esclarecimentos de  Luciano Pires. 

Em 2013 o Brasil teve mais de 205 mil vítimas fatais devido a violência. É um número que produz mais mortes e torturados em apenas um único dia do que em todo o período da história brasileira de 1964-1985. 

Não temos um levantamento correto e atualizado do número de brasileiros cumprindo penas. É gritante o número de presos em cadeias públicas, uma aberração, no mínimo degradante, pois é uma escola do crime, na qual, o inocente fica preso para aprender a praticar crimes e o criminoso é libertado, para voltar a cometer os crimes ou infrações nas quais é "expert".

É notório que o sistema penitenciário brasileiro abriga mais de 600 mil pessoas presas -majoritariamente, pessoas pobres, do sexo masculino, com até 35 anos de idade, baixa escolaridade e pouca capacidade de inserção no mercado de trabalho. O total está distribuído em regimes fechado, semiaberto, aberto, provisório, sob medida de segurança, mais os que estão presos nos centros de detenção provisórios, nas delegacias e nos distritos policiais - o que tem sobrecarregado a atuação da polícia judiciária brasileira. (ADEPOL, no Senado: http://www.youtube.com/watch?v=nxYBDljmB2U

As causas, os brasileiros conhecem todas: a nível de especialistas e a nível de senso comum.

Os brasileiros, também, estão conscientes, sobre o que grande e verdadeiramente contribuiu para a deformação dos jovens brasileiros - verdadeira calamidade publica: a retirada dos recursos mais do que necessários das Forças Armadas, até então exercendo o eficiente e importante papel de levar boa formação aos jovens em idade de Serviço Militar.

O sonho de todas as mães pobres brasileiras sempre foi o de ter o (os) filho (s) servindo ou, na Aeronáutica, ou, no Exército, ou na Marinha do Brasil: estudando, se alimentando e recebendo o soldo, como ajuda de custos - o que muito auxiliava suportar as despesas das respectivas famílias. 

Mas, confiam no Governo brasileiro que os governa. Aguardam as providências urgentes e urgentíssimas, com vistas a abortar o que escandalosamente pensam ser -  um fazer pouco da inteligência brasileira!

Consideram um desrespeito toda e qualquer tentativa de desestabilizar o amigo e inclusivo Brasil. O Brasil merece respeito!

IBIN coimbra@ibin.com.br 

Nenhum comentário: