quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alvaro Dias diz que leilão do Campo de Libra é 'privataria'


Da Redação
O senador Alvaro Dias (PSDB-SP) defendeu nesta quarta-feira (9) a suspensão ou o cancelamento do leilão do Campo de Libra, a ser realizado no dia 21 de outubro, classificando o negócio como "a maior privataria da história brasileira". Ele destacou as declarações de Ildo Sauer, ex-diretor da Petrobras, que argumentou que nenhum país leiloa "aos poucos o acesso da produção de petróleo de campos cujo total é desconhecido", e opinou que as palavras de Sauer - que foi responsável pela área de negócios de gás e energia da estatal entre 2003 e 2007 - deixam a todos "perplexos e apreensivos" com a decisão do governo de leiloar o campo de petróleo.
- Acrescenta-se, ainda, a essas apreensões o fato de ter a Presidência da República afirmado ter ocorrido espionagem norte-americana na Petrobras. Nem isso a convenceu a cancelar ou suspender esse leilão - lamentou.
Segundo Alvaro Dias, Ildo Sauer apontou como equivocada a estratégia brasileira em relação às reservas de petróleo e denunciou o "papel subalterno" que o país cumpre na disputa internacional por reservas estratégicas. O senador declarou-se preocupado com a gestão da Petrobras nos últimos anos, considerando "rigorosamente temerário" leiloar o Campo de Libra sem condições de dimensionar o volume de petróleo existente.
- Poderemos assistir, no dia 21, a maior privataria da história brasileira. Essa expressão não foi cunhada por nós. Essa expressão é cunhada pelos petistas na tentativa de demonizar privatizações no país, de responsabilizar adversários por privatizações havidas em tempos passados, mas agora se faz a maior privatização da história brasileira, exatamente nessa empresa histórica que é a Petrobras.
Alvaro Dias atacou o aparelhamento partidário da Petrobras e a pressão do governo contra a investigação de irregularidades na empresa. Ele expressou tristeza pela "incompetência" e pela "desonestidade" na administração da Petrobras, que afrontam o povo brasileiro e depreciam o patrimônio da nação.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)09/10/2013 - 19h55 Plenário - Pronunciamentos - Atualizado em 10/10/2013 - 09h39

Nenhum comentário: