quinta-feira, 12 de abril de 2012

Luiz Marinho Prefeito de SBC é investigado por formação de quadrilha


Acusações de ameaça contra o promotor e a juíza, que trabalharam no processo da Estrada do Montanhão, que corre na Justiça há 20 anos. 

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), é investigado pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) por eventual crime de formação de quadrilha e coação, por ameaça contra um promotor e uma juíza do Grande ABC. Além do petista, o TJ-SP apura envolvimento do assessor de Gabinete de Marinho, José Albino (PT), do vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT-Diadema), do parlamentar Marcelo Lima (PPS-São Bernardo) e Ricardo Silva Rodrigues, ex-assessor do popular-socialista.
A investigação decorre de denúncia anônima feita no dia 27 de dezembro à Secretaria Estadual de Segurança, afirmando que Marinho, Albino, Maninho e Ricardo articulavam ameaça a promotor e juíza no dia 18 de janeiro - Marcelo Lima foi arrolado pela ligação com o ex-assessor, mas seu nome foi grafado errado no processo. A denúncia deu detalhes de como seria a ação, citando números dos telefones dos suspeitos e quais armas seriam utilizadas.
No dia 28 de dezembro, o SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Santo André determinou a abertura de inquérito para apurar as acusações de ameaça contra o promotor e a juíza, que trabalharam no processo da Estrada do Montanhão, que corre na Justiça há 20 anos. "Foi instaurado inquérito na nossa delegacia. Posteriormente, foi remetido ao Tribunal de Justiça e não temos mais acesso ao inquérito, até que seja remetido à nossa delegacia", afirmou o delegado Gilmar Camargo Bessa, titular do SIG.
A trilha inicial da investigação policial foi confirmar se os telefones fornecidos na denúncia anônima pertenciam aos acusados. No dia 29 de dezembro, policiais contataram os suspeitos. "Alguns policiais de São Bernardo estiveram na minha casa, falando de um telefone no meu endereço que estava fazendo ameaça não sei para quem. E citaram o nome de uma pessoa chamada Ricardo Silva Rodrigues. Não conheço, não é parente ou amigo", disse Maninho, que negou envolvimento no caso.
Após as primeiras análises, o inquérito foi remetido ao TJ-SP, pois o prefeito tem foro privilegiado para ser investigado diretamente em segunda instância. Em São Paulo, o caso ficou nas mãos do desembargador Fábio Gouvêa, da 10ª Câmara de Direito Criminal, no Fórum João Mendes. O processo foi enquadrado na lei de crimes de responsabilidade com assunto: ‘apurar eventual crime de formação de quadrilha e coação no curso do processo'.
Nesta semana, Gouvêa pediu o retorno do caso à 3ª Vara Criminal de Santo André. Segundo o TJ-SP, o processo pode voltar às mãos do relator, para novos encaminhamentos. Não há data para o encerramento das investigações judiciais. O delegado Gilmar Camargo Bessa afirmou também aguardar a recondução da apuração ao SIG.
Na trilha de 2014 - Prefeito em primeiro mandato, Marinho já foi ministro do Trabalho e da Previdência Social no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo de São Bernardo é afilhado político de Lula, brigará pela reeleição ao Paço em outubro e é cotado para ser o candidato do PT ao governo do Estado em 2014. Ele também é o principal articulador político do PT no Grande ABC, garantindo, por exemplo, apoio do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, às candidaturas petistas. Procurada por dois dias, a Prefeitura de São Bernardo não quis se manifestar sobre o assunto.http://www.dgabc.com.br/News/5951591/justica-investigaprefeito-luiz-marinho.aspx


LUIZ MARINHO, CENSURA, VERGONHA E O QUE ESTÁ POR VIR.14/05/2010 às 14:20

O prefeito de São Bernardo do Campo, o ex-ministro Luiz Marinho (PT-SP), deu mais um exemplo de como a classe política brasileira age sorrateiramente quanto o assunto é transparência. Acusado por um jornal locar de descartar mobiliário escolar em boas condições para realizar a compra de novos; Luiz Marinho moveu ação contra o jornal e exigiu que a matéria fosse retirada. Além disso, proibiu o jornal de publicar qualquer outra matéria ou informação citando o caso e, o juiz da 1ª Vara Cível de Santo André – Jairo Oliveira Júnior – deferiu liminar em favor do prefeito petista, fixando multa diária de R$ 500,00 em caso de desobediência.
Não vou aqui citar a Constituição Brasileira e repetir que ela veta a censura. Isso é desnecessário. O que não pode deixar de ser falado é a mania da classe política brasileira de recorrer a juízes para calar denúncias da imprensa e dos blogs a respeito de suas mazelas. É claro que a censura imposta ao jornal Diário do Grande ABC será derrubada nas instâncias superiores. Mas, mesmo assim, o problema é grave já que esses recursos são complexos e envolvem um custo financeiro elevado. E, a exemplo do que aconteceu com o Estadão, a complexidade dos recursos e a demora da justiça torna a reversão dessas decisões um verdadeiro calvário. http://www.visaopanoramica.com/2010/05/14/luiz-marinho-censura-vergonha-e-o-que-est-por-vir/

ENTENDA A POLÊMICA REFERENTE  O PROCESSO DA ESTRADA DO MONTANHÃO:
http://www.diarioregional.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6126:estrada-do-montanhao-familias-nao-acreditam-em-novo-fechamento&catid=302:santo-andre&Itemid=404

Nenhum comentário: