quinta-feira, 21 de abril de 2011

Monte Carmelo, é foco do maior incêndio florestal da história de Israel

Em Israel, justamente no Monte Carmelo,  irrompeu um incêndio, que o classificam como o pior da história de Israel [.] São cerca de 3 mil hectares que queimaram. Para todos um incêndio sempre é algo danoso, porém em Israel onde quase tudo é deserto, um incêndio dessas proporções é uma grande catástrofe.

O nome Carmelo significa jardim florido, vinha florida, é justamente o local em Israel onde há mais verde, e onde está o maior parque nacional do país. o Monte Carmelo está sequíssimo, e muitos pinos, que um tanto secos, são altamente combustíveis.[.]

A vegetação de tipo mediterrânico no Monte Carmelo.
Monte Carmelo é uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome (Karmel) significa "jardim" ou "campo fértil". A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo, além de algumas outras cidades menores, como Nesher e Tirat Hakarmel.Este trata-se do local onde se deu o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal. Foi no Monte Carmelo que Elias provou aos homens que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus, e não Baal
Nas montanhas e vales do Monte Carmelo na Terra Santa (Israel). É chamado assim, por ser uma montanha com 170 metros de altitude que fica na cordilheira de mesmo nome, na Antiga Palestina (Israel), com 34 km de extensão limitando-se ao Norte com Haifa, cidade marítima, pelo sul com as terras de Cesaréia, pelo Leste com a planície de Esdrelon e a oeste com o mar Mediterrâneo.
Monte Carmelo - templo Bahá'í
De acordo com  a tradição da bíblia cristã, foi aqui onde o profeta Elias travou batalha contra os profetas de Baal e pôde provar ao povo israelita que havia um único Deus e que não se tratava de Baal. Ainda, foi este o local incediado num embate entre Elias e vários soldados, que foram mortos pelo fogo. É um monte formado por pedra calcária, repleto de cavernas, algumas perfeitamente exploráveis.

Foto de Haifa. Ela mostra parte do Monte Carmelo  onde hoje se localiza um conjunto de 18 Jardins,  sede de uma religião chamada “ A Fé Bahá'í ”. É considerada a mais jovem religião do mundo e seu fundador Bahá’u’lláh (1817-1892) é reconhecido por seus seguidores como o último dos profetas enviado por Deus que, segundo eles, incluem Abraão, Moisés, Buddha, Krishna, Zoroaster, Cristo e Maomé. Na Bíblia, Monte Carmelo é o local onde Deus prova ser o único Deus, não só de Israel mas de todo o mundo. 


Haifa é um foco de comércio internacional. Ela também serve como o centro administrativo do norte de Israel.

Haifa tem uma população mista de árabes e judeus dando um exemplo de co-existência pacífica. A população árabe costumava ser predominantemente cristã, enquanto parte da população judaica chegou da Rússia. É também a casa do Centro Mundial Bahá'í, um Patrimônio Mundial da UNESCO.
ETA NÓIS NÉ...

Nenhum comentário: