Diz-se
ter Lord Palmerston afirmado a propósito de um diferendo territorial que
durante décadas opôs a Dinamarca à Confederação Germânica: "A questão do
Schleswig-Holstein é tão complicada que só três pessoas na Europa chegaram a
compreendê-la. O primeiro era o Príncipe Alberto, que morreu. O segundo era um
Professor alemão, que enlouqueceu. O terceiro era eu, e esqueci-me."
Substitua-se o Príncipe Alberto por Miterrand, o professor alemão por Jürgen
Stark e Palmerston por Delors, e, em vez do Schleswig-Holstein, estaremos a
falar da zona euro. O
euro é o ornitorrinco do mundo financeiro,
uma ave mamífera rastejante que se imagina capaz de altos voos. Mas não se
pense que foi concebido assim por engano: as primeiras versões do projecto da
moeda única europeia, traçadas nos anos 70, incluíam quase tudo o que agora se
reconhece faltar-lhe:união fiscal, união política, flexibilidade numa fase de
transição, euro-obrigações e um emprestador de última instância.’
Schleswig-Holstein
O conflito sobre os dois ducados de Schleswig e de Holstein é uma parte central da história da Dinamarca. Tudo começou em 1232, quando o rei Valdemar Sejr concedeu o seu filho mais novo, Abel, o ducado hereditário de Sønderjylland (mais tarde chamado de Schleswig). Abel e seus herdeiros causado Dinamarca problemas consideráveis por causa de sua deslealdade para com a coroa, e fizeram alianças com as contagens alemãs de Holstein (casa de Schauenburg) em um estágio inicial. Os Schauenburgers assumiu o controle sobre Schleswig 1375, quando o último duque da linha de Abel morreu. Rainha Margrethe foi forçado a aceitar facto consumado e concessão Schleswig como um ducado hereditário dinamarquês para Gerhard IV 1386.
Dinamarca tentou várias vezes sem sucesso durante a 15 ª século para retornar Schleswig à coroa dinamarquesa. Apesar do fato de que suas alegações tiveram o apoio do imperador alemão rei dinamarquês Erik da Pomerânia travaram uma longa guerra indeciso sobre Schleswig 1410-1435. O conflito só foi resolvido quando Adolf duque de Schleswig-Holstein morreu sem filhos 1459. Isso teria resultado no retorno de Schleswig à coroa dinamarquesa e que Holstein teria sido herdada por um ramo diferente da casa de Schauenburg. A nobreza em Schleswig Holstein e entretanto eleito o rei dinamarquês Christian eu como duque e contar depois que ele prometeu que Schleswig e de Holstein seria por toda a eternidade ser indivisível e unida. Este arranjo complicado com uma união permanente entre o ducado de Schleswig dinamarquês eo condado alemão de Holstein (ducado de 1474) poderia criar intrincados problemas legais relativas a sucessão no 19 ºséculo, devido às leis diferentes na Dinamarca e na Alemanha.
O arranjo ficou ainda mais complicada quando os ducados 1490 foram divididos entre o rei e seu irmão Hans Frederik. Hans e Frederik tornou-se co-regentes mais de Schleswig e Holstein, de modo que os ducados ainda estaria unido e administrado por um governo.Mas eles esculpiram os territórios em porções reais, ducal e governou comum.
Unidade foi temporariamente restaurada 1523, quando Frederik deposto duque seu sobrinho Christian II e tornou-se rei da Dinamarca. Mas Schleswig e Holstein foram divididos novamente 1544 de uma maneira semelhante como em 1490. Desta vez foi entre o rei cristão III e seus dois irmãos o mais velho e Hans Adolf (fundador da casa de Holstein-Gottorp). 1564 Christian III concedeu um ducado diante de seu filho mais jovem Hans. Mas ao contrário da anterior divisão Hans os mais jovens não ter uma parte do governo sobre Schleswig e de Holstein.Hans o mais velho morreu sem filhos 1580 e, portanto, seu ducado foi dividido entre o rei Frederik III eo Adolf duques e Hans, o Jovem. Depois que as fronteiras de Schleswig-Holstein foram como mostra o mapa abaixo.
= Domínios do rei dinamarquês = Schleswig-Holstein-Gottorp = territórios administrados conjuntamente = Schleswig-Holstein-Sønderborg
Schleswig-Holstein-Sønderborg foi o ducado que lhe foi concedido para o jovem Hans 1564. Devido a sua duques não tomar parte no governo de Schleswig Holstein e é este ducado marcado como uma parte do rei de domínios da Dinamarca nos mapas abaixo. A última parte do ducado que foi devolvido para a coroa 1863, quando sua duque tornou-se rei da Dinamarca.
O último membro da casa de Schauenburg morre 1640 e sua parte de Holstein vai para o rei da Dinamarca. O concelho de Rantzau 1650 é criado após cristã Rantzau havia adquirido a Dinamarca. O concelho de Oldenburg é herdada pelo rei dinamarquês 1667. | Como resultado da Grande Guerra do Norte do duque de Holstein-Gottorp perder todas as partes do Schleswig ao rei dinamarquês. O concelho de Rantzau também voltou para a Dinamarca neste ano. | Oldenburg é trocado para as últimas partes do ducado de Holstein-Gottorp. |
O Congresso de Viena decide que a Dinamarca deve trocar Vorpommern para Lauenburg. | Schleswig-Holstein é perdida para a Prússia após a segunda guerra mais de Schleswig. Fonte: http://www.tacitus.nu/historical-atlas/scandinavia/schleswig-holstein.htm |
Nenhum comentário:
Postar um comentário