sábado, 20 de abril de 2024

Por que a má-conduta de grandes empresas não recebe punição no Brasil?

 Por que a má-conduta de grandes empresas não recebe a devida atenção no Brasil dos parlamentares, do Estado, da Justiça?

...o que esses casos têm a ver com a Lava-Jato, a resposta é simples: nada.

O ano era 2014, ano de início da Operação Lava-Jato, quando a Coca-Cola começou a se beneficiar da manobra tributária que denunciamos, em parceria com O Joio e O Trigo. De lá até hoje, essa manobra fez o Brasil deixar de receber mais de R$4,3 bilhões.

Foi também em 2014 que a Movile adquiriu o iFood, uma startup que tinha apenas três anos de existência na época. Apesar de dominar mais de 80% do mercado de entregas atualmente, empresas de entregas como o iFood mantém entregadores trabalhando extenuantes 80 horas por semana, muitas vezes subnutridos e mal remunerados, enquanto se empenha em lobby contra os direitos trabalhistas básicos, como já denunciamos.

Em 2016, a Nestlé criou o canal de YouTube Receitas Nestlé. Como mostramos, novamente em parceria com O Joio e O Trigo, o canal anuncia receitas saudáveis para crianças com produtos como o Mucilon – apesar de eles conterem quantidades de açúcar superiores ao recomendável para crianças menores de dois anos.

Entre 2014 e 2020, a Lava-Jato dominou as manchetes. E foi com essa forcinha da grande mídia que ela moldou a política brasileira, contribuindo para o fortalecimento da direita e incubando a extrema-direita. Até que sua inevitável queda a desacreditou com o público. Enquanto à coisa pública, a má-conduta de empresas bilionárias passou quase incólume. Em especial, o escrutínio da grande imprensa é muito tímido comparado ao que sofreu a Petrobras.

Ora, a manobra tributária da Coca-Cola também fez os cofres públicos deixarem de receber bilhões de reais.. Inclusive, parece que os grandes protegidos pela Lava-Jato e seus excessos não foram os cidadãos brasileiros, mas os acionistas privados. Consultorias financeiras chegaram a calcular que o impacto financeiro negativo da Lava-Jato ao país foi de entre 1 e 1,5% do PIB ao ano. Cobrar corretamente os tributos da Coca-Cola destravaria o ambiente concorrencial do setor, arrecadaria mais tributos e provavelmente impactaria positivamente a economia. E não demandaria mais que uma mudança legal.

Já o modelo de trabalho adotado pelo  iFood coloca a vida dos seus próprios entregadores, e até de demais motoristas e pedestres, em risco ao forçá-los a trabalhar com fome e por muitas horas em motos se esgueirando entre engarrafamentos nos grandes centros urbanos. E mesmo quando não morrem, uma geração de subempregados super-explorados é um mal em si mesmo, uma ferida no tecido social do país.

COMO FUNCIONA O LOBBY DA NESTLÉ, UNILEVER E DANONE PARA ESCONDER O EXCESSO DE SAL, GORDURA E AÇÚCAR NOS RÓTULOS
Empresas exageram números, perseguem cientistas e jogam a culpa em você para barrar nova proposta da Anvisa para os rótulos dos alimentos.
João Brizzi/The Intercept Brasil

E a Nestlé? Na opinião popular, as mais graves violações são aquelas cometidas contra as crianças, corretamente vistas como indefesas e dependentes de especial proteção social. A imagem da criança indefesa atacada pela maldade dos adultos povoa o populismo penal do dia-a-dia da mídia. Mas o fato dos principais prejudicados pela Nestlé serem literalmente bebês não gera um átimo da comoção de algum caso famoso do populismo penal. Talvez porque seja a maior empresa de alimentos do mundo, uma multinacional com valor de mercado de 337 bilhões de dólares em 2023. Sentada sobre essa fortuna, a Nestlé pode se dar ao luxo de prejudicar milhões de crianças em países pobres vendendo produtos de qualidade mais baixa impunemente. Enquanto isso, mantém produtos dentro das especificações da Organização Mundial da Saúde nas prateleiras dos países europeus. Possivelmente porque nesses países há um entendimento de que a corrupção não é mais tolerável quando vem da iniciativa privada. E precisamos importar esse entendimento para que a vida dos bebês (e dos trabalhadores) seja mais valorizada por aqui.


Por:

Caio Almendra

Sábado, 20 De Abril De 2024

Editor de opinião - Intercept Brasil 

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Não tem nada de plano, é redondo

 
https://www.facebook.com/reel/2101205363588419


https://www.facebook.com/reel/2101205363588419

Rogerio Brito

Não tem nada de plano, é redondo com essa configuração mostrada neste video. No lugar da linha do equador tem no globo terrestre exposto no planetário da gávea, um cinturão de gelo dividindo o hemisfério norte do sul, igual como nessa representação, onde todos os continentes e oceanos conhecidos ficaram acima da linha divisória, no hemisfério norte


terça-feira, 26 de março de 2024

CERN Super Próton Síncrotron na Suíça, e o Nióbio brasileiro

No século 20, o laboratório em Genebra reunia físicos americanos, europeus e soviéticos. Agora, o conflito entre Rússia e Ucrânia obriga pesquisadores a repensar quem deve continuar no CERN. Brasil!
cern - (
Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) conselho europeu de pesquisa


CERN não é neutra? foi construído em 1954 Genebra, na Suíça, graças ao histórico de neutralidade do país. (NEUTRALIDADE ZERO, COMO VEMOS NOS DIAS DE HOJE 2024, COM A UNIÃO EUROPEIA CONTROLANDO OS MOVIMENTOS DO MUNDO).[7]

CERN confirma saída de 500 cientístas russos, Moscovo critica "decisão politizada.

O Brasil foi procurado pelo maior centro de pesquisas nucleares do mundo para substituir equipamentos que deveriam ter sido fornecidos pelos russos. O Cern (Organização Europeia de Pesquisas Nucleares) suspendeu a participação de Moscou em todos seus projetos ainda em 2022 diante da invasão ao território ucraniano. Como parte de um isolamento total do Kremlin, o órgão cortou a presença de cientistas russos e ainda acabou com os contratos que existiam para que equipamentos fossem fornecidos pelos centros de pesquisa do país em guerra. Como resultado,alguns dos projetos do Cern foram obrigados a buscar outros parceiros que pudessem substituir a tecnologia russa....[6] 
Brasil passa a figurar como "Estado Membro Associado" do CERN, considerado um dos maiores laboratórios do mundo, na Europa — Foto: CERN
Quem financia o CERN? O que o  mineral NIÓBIO brasileiro representa para o CERN?

A partir de agora, o governo brasileiro tem de contribuir com custos do centro europeu, palco da confirmação da "partícula de Deus", uma das maiores descobertas da física. Brasil poderá nomear representantes, ter acesso a 'superestágios' e participação de empresas brasileiras em licitações do CERN. Como "Estado Membro Associado", o terceiro não europeu e o único nas Américas, o Brasil se compromete a contribuir com algo em torno de 10% do que é investido pelos membros principais, um valor estimado em 10 milhões de francos suíços, equivalente a R$ 58 milhões por ano, segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI). O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que abriga o superlaboratório SIRIUS, em Campinas (SP), possui acordo de cooperação científica e tecnológica com o CERN, e que a adesão como "Estado Membro" garante a continuidade dessa parceria. [4] 

... ministro Marcos Pontes abre  Feira Nacional do Nióbio no CNPEM/MCTI em Campinas (SP) sexta-feira (8/10/21), para em parceria com a CBMM de Araxá dos Moreira Salles Itaú/Unibanco, líder mundial na produção e fornecimento de produtos do NIÓBIO. O acordo vai permitir acelerar o desenvolvimento de tecnologias em supercondutividade. “Estamos muito motivados com esse trabalho conjunto que visa o fomento da pesquisa e do desenvolvimento de toda cadeia de produção para materiais supercondutores com a aplicação de nióbio. Em seguida em Brasília, o presidente em exercício, cortou as verbas para ciência e tecnologia. Para que serve as instituições que ajuda a gestão presidencial a esconder as verdades da sociedade brasileira? Os cientistas brasileiros não terão oportunidades no Brasil, passarão a ser os obedientes servos da CERN na Suíça agora, que a CERN (União Europeia) demitiu 500 cientistas russos?

Produtora de nióbio se une a laboratório do Sirius para fabricar supercondutores. 

O Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo com 90% das reservas conhecidas. Esse metal possui alta condutividade térmica e elétrica, maleabilidade e alta resistência à corrosão.

Recentemente, o Brasil foi aceito como membro associado da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), que trabalha no projeto do Futuro Colisor de Hádrons (FCC) e vai depender desse tipo de material para funcionar.


Mas, afinal, o que são essas partículas "fantasmas" e por que foi necessária uma nova abordagem para detectá-las?  Ela diz que tudo no Universo é composto por uma família de 17 partículas, algumas bem conhecidas como elétron e o bóson de Higgs, assim como os menos conhecidos quark charm, neutrino do tau e glúons. Algumas são misturadas em diferentes combinações para formar as partículas maiores, mas ainda incrivelmente pequenas, que constituem o mundo que nos rodeia, bem como as estrelas e galáxias que vemos no espaço, enquanto outras estão envolvidas nas forças da natureza. A caça às partículas fantasmas requer equipamento especialmente adaptado.[3]

Os aceleradores de partículas CERN. Super Próton Síncrotron usam ímãs ímãs poderosos que geram campos eletromagnéticos para guiar e acelerar feixes de partículas até onde os físicos desejam que eles cheguem. Podem ocorrer ressonâncias no acelerador devido a imperfeições nos ímãs, criando uma estrutura magnética que interage com as partículas de maneiras problemáticas. ...são necessários quatro parâmetros para mapear cada ponto no espaço. Isto, dizem os pesquisadores, é algo que poderia facilmente “iludir a nossa intuição geométrica”. ... ela mostra como as partículas individuais se comportam numa ressonância acoplada”., as descobertas experimentais concordam com o que foi previsto com base na teoria e na simulação”., como as partículas individuais se comportam na presença de uma ressonância do acelerador? será uma nova maneira de mitigar a degradação do feixe e alcançar os feixes de alta fidelidade necessários para experimentos atuais e futuros de aceleração de partículas.[2]


3- As misteriosas partículas 'fantasmas' buscadas por cientistas do maior acelerador de particulas do mundo.

4- Brasil é 1º país das Américas com status de 'Estado Membro' do CERN, que abriga maior colisor de partículas do mundo

segunda-feira, 4 de março de 2024

Energia Nuclear no Brasil com baixo enriquecimento!: deve ser investigado com CPI

 

...infelizmente, os países que enriquecem  o urânio para (desculpa) energia elétrica, é lógico que (sob sigilo) enriquecem o urânio para outras finalidades; - urânio 235, que é o que pode ser usado para geração de energia e para a construção de bombas atômicas. Atualmente, há uma única mina de extração de urânio no BRASIL, a mina de Caetité, na cidade de Lagoa Real (BA). 

 
Extração do Urânio em Caetitê na Bahia [53]Resíduos contaminados cobertos com manta de PEAD. moradores denunciam vazamento de 30 mil litros de concentrado de urânio em Caetité (BA).  https://www.youtube.com/watch?t=50&v=4sA_-ClFaZA

Que mistério envolve o Urânio enriquecido ou não no Brasil? Urânio enriquecido o combustível do século! no Brasil com baixo enriquecimento, o Urânio deve servir para fornecer energia limpa, barata. MAS, o Ministro Almirante quer dar para as empresas privadas multinacionais e sem PEC.

2019 Surge o governo militar dizendo que VAI privatizar a Eletrobras!
e privatizaram!!! com isso, as multinacionais adquirentes se apossaram do conhecimento desenvolvido por técnicos e engenheiros brasileiros.

Uma nova mina, em Santa Quitéria, no Ceará, deve entrar em operação nos próximos anos.


https://mudancaedivergencia.blogspot.com/2021/09/projeto-santa-quiteria-ceara-desviando.html

Onde há urânio no Brasil?
Pelo que se tem conhecimento, há urânio na Bahia, Ceará, Paraná e Minas Gerais. O governo brasileiro, porém, só tem estudos de 25% do solo brasileiro. Mesmo assim, o país tem a sétima reserva mundial do elemento. Ainda falta prospectar 75% do solo do país.

Após a extração, o urânio é processado e transformado em “yellow cake”, um pó amarelo mais fácil de ser transportado.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Aquem da Atlantida by Barroso, Gustavo (1888-1959)

A Atlanta desde Platão até hoje, seduz as mentes elevadas. E, afinal, tão formosa, tão simpática e tão consoladora que, mesmo não se acreditando, de todo, nela, a gente deve fingir que crê, para enganar-se a si próprio, mais uma vez, no meio de todos os enganos e ilusões do universo.

Desde a mais remota antiguidade, o homem se preocupa com a sua origem. Entre as muitas explicações de suas eras pré-históricas está a dos continentes desaparecidos e de onde ele deve ter vindo: hiperbóreo, Lemúria, Pacífico, Atlântida. A existência desta última há milênios desafia a atenção dos sábios. Negam. Duvidam. Afirmam. Tornam a negar, a duvidar ou a afirmar. Amontoam provas pró ou contra. E o problema continua de pé, como uma esfinge, sem que a Humanidade para ele encontre uma solução... AQUÉM DA ATLÂNTIDA (Gustavo Barroso 1931)

"O mar sabe tudo... Nas suas profundezas, jazem os impérios fabulosos afundados, as velhas tradições desaparecidas da terra... " O mar sabe tudo e sorri da vã curiosidade dos homens. Vã e passageira como eles próprios. (Heine "Henry" - Reisebilder).

NOTA: Da Etiopia de Marcellus in Proclus calcula-se que Marcellus tenha vivido 200 anos depois de Cristo Sua obra não chegou até nós A. Bescherelle e G. Devars declara em seu estado Dicionário ( 69/163 ) que eles acreditam que Marcellus escreveu sobre Atlantis muito antes de Platão.  E o citado Dicionário de Bescherelle realmente diz, mas sem citar nenhuma autoridade superior, que "a propósito, o historiador etíope Marcellus falou sobre a Atlântida diante do filósofo grego." -  Marcellus ainda não foi identificado e seu trabalho está perdido. De acordo com uma nota de rodapé em uma edição de Cambridge de 2006 da Proclus' Comentário sobre Timaeus de Platão,

 https://atlantipedia.ie/samples/ethiopia/

"Quando você olha para esses lugares todos aparentam terem sido atingidos por ondas que vieram e levaram consigo as pessoas que ali viviam"   https://revistagalileu.globo.com/
Esculturas foram alguns dos artefatos que emergiram após o tsunami de 2004 (Foto: Wikimedia/Ssriram mt )

https://ia800106.us.archive.org/24/items/AquemDaAtlantidaGustavoBarroso/Aquem%20da%20Atlantida%20-%20Gustavo%20Barroso.pdf

https://www.academia.edu/93030841/Aquem_da_Atl%C3%A2ntida_Gustavo_Barroso

  Aquem da Atlantida