segunda-feira, 4 de março de 2024

Energia Nuclear no Brasil com baixo enriquecimento!: deve ser investigado com CPI

 

...infelizmente, os países que enriquecem  o urânio para (desculpa) energia elétrica, é lógico que (sob sigilo) enriquecem o urânio para outras finalidades; - urânio 235, que é o que pode ser usado para geração de energia e para a construção de bombas atômicas. Atualmente, há uma única mina de extração de urânio no BRASIL, a mina de Caetité, na cidade de Lagoa Real (BA). 

 
Extração do Urânio em Caetitê na Bahia [53]Resíduos contaminados cobertos com manta de PEAD. moradores denunciam vazamento de 30 mil litros de concentrado de urânio em Caetité (BA).  https://www.youtube.com/watch?t=50&v=4sA_-ClFaZA

Que mistério envolve o Urânio enriquecido ou não no Brasil? Urânio enriquecido o combustível do século! no Brasil com baixo enriquecimento, o Urânio deve servir para fornecer energia limpa, barata. MAS, o Ministro Almirante quer dar para as empresas privadas multinacionais e sem PEC.

2019 Surge o governo militar dizendo que VAI privatizar a Eletrobras!
e privatizaram!!! com isso, as multinacionais adquirentes se apossaram do conhecimento desenvolvido por técnicos e engenheiros brasileiros.

Uma nova mina, em Santa Quitéria, no Ceará, deve entrar em operação nos próximos anos.


https://mudancaedivergencia.blogspot.com/2021/09/projeto-santa-quiteria-ceara-desviando.html

Onde há urânio no Brasil?
Pelo que se tem conhecimento, há urânio na Bahia, Ceará, Paraná e Minas Gerais. O governo brasileiro, porém, só tem estudos de 25% do solo brasileiro. Mesmo assim, o país tem a sétima reserva mundial do elemento. Ainda falta prospectar 75% do solo do país.

Após a extração, o urânio é processado e transformado em “yellow cake”, um pó amarelo mais fácil de ser transportado.

Nenhum comentário: