quinta-feira, 31 de março de 2022

Joaquim Nabuco e a afinidade com o governo inglês Reino Unido Gladstone

O “liberal inglês”.

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo.foi o quarto flho de José Tomás Nabuco de Araújo e Ana Benigna de Sá Barreto, sendo que os seus irmãos eram: Sizenando, Rita de Cássia (Iaiá), Vitor e a caçula, Maria Carolina(Sinhazinha). Nasceu no Recife, em 19 de agosto de 1849. Em 1883, publicou o seu livro. O Abolicionismo. Em 1882, tornou-se membro da British and Foreing Anti-Slavery Society.

Nabuco se define como um “liberal inglês”. “Quando entro para a Câmara” diz ele, “estou inteiramente sob a influência do liberalismo inglês, como se eu limitasse às ordens de (*)Gladstone; esse é em substância o resultado de minha educação política: sou um liberal inglês , o liberalismo inglês, gladstoniano, macaulayiano, perdurará sempre, será a vassalagem irresgatável do meu temperamento ou sensibilidade política”. Em um cenário nacional monárquico dividido em dois grandes partidos, os chamados Partido Conservador e o Liberal. Homem de Mello e José Bonifácio, ambos muito afeiçoados ao discípulo Nabuco (adoantado) nesse ambiente, sentindo-se sob a influência do liberalismo inglês, como se militassem às órdens de Gladstone, Nabuco estava à vontade (Viana Filho, 1995, p.82

[*] William Gladstone Estadista inglês da época vitoriana do Partido Liberal, foi escolhido por quatro vezes para primeiro ministro do Reino Unido da Grã-Bretanha: de 1868 a 1874, de seguida de 1880 a 1885, outra vez em 1886, e por fim de 1892 até 1894. Depois de 1867, foi nomeado líder do Partido Liberal, tornando-se um símbolo do período reformista.

Em 1887, em Londres, conheceu o grande reformista [*]William Gladstone, por quem tinha admiração profunda. No final desse ano, elegeu-se deputado e passou a desempenhar, na Câmara, o papel de líder do movimento abolicionista. Em setembro de 1890, desgostoso com os rumos positivistas e jacobinos por que enveredara a República, o nosso autor publicou o manifesto intitulado: “Por que continuo monarquista”, vendeu a sua casa em Paquetá e passou a residir em Londres. Nabuco tornou-se correspondente do Jornal do Brasil. Residindo em Petrópolis, para onde se mudara com a família em 1893, recebeu várias propostas para aderir à República, tendo-as recusado. Ao ensejo de uma dessas negativas, escreveu o seu manifesto intitulado:
O dever dos monarquistas. Em 1896, o nosso autor aderiu ao recém-fundado Partido Monarquista. Em vista de que não foi indicado paracontinuar dirigindo o jornal dessa agremiação,
A Liberdade, afastou-se do partido. Em 1897, foi eleito secretário-geral da Academia Brasileira de Letras. Entre 1898 e 1899, Nabuco publicou os dois volumes de Um estadista do Império, Integrou, a pedido do presidente da República, a missão para estudar a questão das Guianas, que seria arbitrada em favor da Inglaterra, fato que o aborreceu profundamente. Em 1900, o nosso autor assumiu a embaixada brasileira em Londres e publicou Minha formação. Em1901, publicou os seus Escritos e discursos literários
Em 1905, tendo sido criada a representação diplomática do Brasil em Washington, Nabuco assumiu o cargo de embaixador. Em 1906 presidiu, no Rio de Janeiro, a Conferência Pan-americana. Recebeu o título de doutor honoris causa das Universidades de Columbia e de Yale. Em 17 de janeiro de 1910, Joaquim Nabuco morreu em Washington, vítima de congestão cerebral. A sua fecunda passagem pela embaixadade Washington, cargo no qual culminou a sua brilhante carreira – e a vida marcda pelo número 9: “49, o nascimento; 59, o internato (a separação de casa); 69, o Recife; 79, o Parlamento e a Abolição[1]; 89, o casamento e a queda da monarquia; 99, a diplomacia. POR POUCO, não morreu em 1909.
Os discursos reformistas de Gladstone, que se encaminhavam em direção da democratização das instituições (sem pregação republicana e mantendo os institutos da monarquia constitucional); de outro lado, a plêiade de autores britânicos, irlandeses e americanos que, a partir da
The British and Foreing Anti-Slavery Society fundamentavam a luta abolicionista, pelo mundo afora, como uma questão de or-dem moral. A Sociedade Brasileira contra a Escravidão (SBCE), nascida,em 1880, na casa dos Nabuco, no Rio de Janeiro, recolheu essa herança moderada (as grandes mudanças sociais realizam-se com reformas liberais, à la Gladstone. bem como a ideia dos antiescravagistas anglo-saxões, da criação de uma rede políticainternacional que pressionasse o governo brasileiro em prol da abolição[Cf. Alonso, 2007, p. 116 seg.]
Em síntese, o que Nabuco pregava era, apenas, que o Brasil se mo-
dernizasse plenamente, alargando a conquista da liberdade a todos os habitantes deste imenso país, da Nação brasileira em campos irreconciliáveis que confrontassem, em fratricida luta, negros contra brancos, empresários contra empregados, silvícolas contra habitantes dascidades, etc.

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