PESQUISANDO.....
Recentemente, o atual presidente da Fundação Palmares declarou, entre outras absurdidades, que a escravidão foi benéfica aos negros. O tema da africanidade no Brasil, tratado pelos políticos de direita ou de esquerda, oscila entre o crime e a barbárie ideológica.
Ampliando os desmandos, corre na historiografia acadêmica e maçônica a versão que os maçons negros estiveram empenhados na defesa da abolição da escravatura, pelo fato não de serem negros, mas sim, por serem maçons. A questão, colocada deste modo, sugere, portanto, que a iniciação veio antes da etnia, que a ação enfática da Maçonaria na articulação deste processo foi decisiva para a vitória da abolição da escravatura. Que a Maçonaria teve empenho nisso, é inegável. Bem menos exato são as suas reais motivações de cunho "moral ou religioso ou mesmo meramente político". Há uma faceta desconsiderada neste processo que vamos abordar.
A historiadora paulista Célia Maria Marinho de Azevedo no livro “Maçonaria, Anti-racismo e Cidadania” (2010), afirma que eram maçons os negros: André Rebouças, José do Patrocínio, João Maurício Wanderley – o Barão de Cotegipe, Luiz Gama, Antonio Carlos Gomes, Rui Barbosa de Oliveira, Francisco Glicério (Grão-Mestre), Nilo Peçanha (Grão-Mestre), Castro Alves, Pixinguinha,Joaquim Saldanha Marinho, entre outros.
Outras personalidades da "família maçônica" que contribuíram para a luta racial brasileira, foram: Quintino Bocaiúva, Ministro das Relações Exteriores (1889), Baldino do Amaral, prefeito do Rio de Janeiro (1897), ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Banco do Brasil e Antônio Alves Pereira Coruja, tesoureiro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1839).
Resta explicar muitas coisas como, por exemplo, esse "empenho" da Maçonaria em abolir a escravidão foi incapaz de conter o crime cometido por Rui Barbosa ao mandar incendiar os documentos da escravidão no Brasil, lançando os negros na miséria e o abandono depois da abolição dos escravos.
Ouça pela webrádio: www.culturaonlinebrasil.net
Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperada e comecei a procurar fundos de qualquer maneira. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado
ResponderExcluir