domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fordland-Belterra-Tapajós-Brasil: os panópticos ou Pan-óptico



(2) Ford e a idéia da produção de borracha na Amazônia [Brazilian] — Os efeitos também foram sentidos em Dearborn, quando o Inglês, em uma tentativa de manter os preços altos da borracha, criou o cartel da borracha do Sudeste Asiático, obrigando Henry Ford a pensar que ser de como produzir seu próprio material bruto, a fim de garantir o fornecimento do látex para a fabricação de pneus para seus carros, a preços competitivos. — Esta foi a gênese do plano da Ford de produzir borracha na Amazônia. A escolha do Vale do Tapajós como a sede da empresa de borracha provinha do fato de que 70 mil sementes de Wickham se originou lá. Mas a história da aquisição desses milhões de hectares, em Julho de 1927 é um pouco complicado, no qual Jorge Dumont Villares,sobrinho de Santos Dumont, herdeiro de uma próspera dinastia de café de São Paulo, e WL Reeves Blakeley que desempenharam papéis importantes. — Warren Dean, em seu livro "A luta pela borracha no Brasil", relata o que Henry Ford, pagou pela terra que o Estado poderia ter cedido a ele gratuitamente, como deu a Villares se ele tivesse negociado diretamente com o governo. Fordland — Uma vez que o terreno foi adquirido, o próximo passo foi construir a cidade que iria apoiar o sistema de plantação, batizado de Fordlândia (Fordland) e situada na margem direita do rio Tapajós, na bacia do rio Cupari, nos municípios de Itaituba e Aveiro , em uma comunidade conhecida como Boa Vista.

— Em dezembro de 1928, dois navios, o Ormoc Lake e Lake Farge, descarregados os materiais de que a nova cidade de Fordlândia seria construído. Sob a direção do Einar Oxholm americana, os trabalhadores brasileiros passou a trabalhar imediatamente edifício que em pouco tempo pode se tornar a terceira cidade mais importante da Amazônia, proporcionando aos seus habitantes, com hospitais, escolas, água encanada, habitação, uma casa de cinema, electricidade, um porto, oficinas, armazéns, um restaurante, um campo de futebol, uma igreja, bocas de incêndio na rua, no emprego. — A cidade floresceu rapidamente, no coração da selva. A torre de água, símbolo da presença da Ford na região, foi embarcado em caixas de os E.U. e criada em uma localização estratégica para que todos que fizeram do porto não poderia vê-lo.
Yeah, yeah, o panóptico de Bentham yada yada.
Há realmente um panóptico historicamente preservados da vida real para ser lembrado como na cidade paulista de Paranapiacaba, railhead ex-Inglês-owned São Paulo Railroad - os quais também reverteu para o controle do governo quando o ciclo do café atingiram a solo. A cidade continua a ser um Railyard, trabalho do mal. Coitados dos paulistas e paulistanos, sofreram muito.

 
— A Casa de Correção um panóptico da Petite Roquette, em Paris, teve por inspiração um modelo norte-americano observado por Tocqueville em 1831. — A preocupação em separar os jovens dos adultos levaria à abertura, em 1836, da Casa de Correção da Petite Roquette, em Paris, inspirada em um modelo norte-americano observado por Tocqueville em 1831. É uma prisão com celas (586) para menores delinqüentes, abandonados e crianças internadas por solicitação paterna1. Num primeiro momento, os jovens presos ficavam na cela durante a noite. Durante o dia, os jovens detidos trabalhavam em silêncio na oficina, recebiam instrução primária e religiosa. Realizava-se o desejo do legislativo de 1791: ligar a pena à educação. — Entretanto, por razões disciplinares, a Petite Roquette rapidamente passaria a ser um sistema de encarceramento integral, dia e noite. — O tour da casa estrategicamente localizado na colina do Engenheiro Chefe demonstra claramente a intenção de realizar uma vigilância Bentham em cada canto e recanto da instalação. bits Intricate, pouco de Inglês lente de moagem, decadência da população em não se desenvolver intelectualmente.

 
Obs: (“ Pelas fotos lá deixadas, que perseguem as pessoas com o olhar, vemos que o lugar ficou amaldiçoado, pelos cruéis castigos praticados”) — O guia também faz questão de enfatizar como esses babacas, o Inglês, fez todo o possível para evitar a transferência de tecnologia, mesmo usando moldes de madeira para evitar a fuga tendo a fórmula para o aço Inglês bom e verdadeiro cair nas mãos do Sambodians. — E o Brasil está dizendo agora, por exemplo, que a transferência de tecnologia é a grande dificuldade em saber se a Força Aérea vai comprar o F-16, o Rafale ou o Griffen Saab [?]. — "Conjuntos habitacionais": foram construídas para os trabalhadores, gestores e visitantes.. Estes são basicamente circular, com uma entrada comum, rodeado por casas individuais - o que hoje seria chamado de "condomínio fechado horizontal", eu acho ou...... — Jacob Cohen, em seu livro "Fordlândia, o interrogatório Grande do Futuro", escrito em 1929, descreve a construção da cidade como segue: "A primeira preocupação dos engenheiros responsáveis foi o de estabelecer as primeiras bases, parte deles construídos incorporando as antigas fundações da Boa Vista, que foram renovados. Em seguida, eles construíram o Quartel Central, que serviu como escritório, clínica médica e odontológica, farmácia, depósito de armazenagem, refeitório, e mais, iluminando-a com eletricidade e equipando-o com telefones e ventiladores elétricos. — Em seguida, eles construíram o porto e o hospital, que Cohen descreveu como "um modelo de sua espécie, observando-se o mais rigoroso de higiene e apresentando um serviço de ambulância que rivaliza com a de Belém. O armazém, construído em forma de moradia, também abrigou a energia elétrica. A oficina de carpintaria, criado temporariamente perto da porta do armazém e, vangloriou-se um conjunto de serras elétricas para processamento dos registros, bem como uma máquina de aplainamento, que recebem seus poderes de uma unidade central e contado através do uso de baterias químicas. — Em simultâneo com a construção da cidade, iniciou-se o corte da floresta e plantio da seringueira. No final de 1929, o desmatamento eo plantio de 400 hectares tinha sido concluída bem aquém da meta prevista para gestores da Companhia Ford Industrial do Brasil (CFIB), SA, criada em 1927 para, entre outras coisas, "avançou com o plantio de seringueiras e a extração de matérias-primas relacionadas a este produto ", como seus artigos de incorporação afirmou. Nos seguintes dois anos, outros 900 hectares foram plantados e despojado. — Esta foi o primeiro grande desmatamento sustentado das terras da Amazônia. Na época, a pecuária ainda estava em sua infância, restrito às planícies de inundação ao longo das margens dos rios, com suas pastagens naturais, mas precárias - um método que só iria mudar com as inundações de 1953, o que obrigou os pecuaristas para criar pastagens fora da planície de inundação. Criar queimando e replantio - o que os antropólogos chamam de "agricultura" roça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário