sexta-feira, 10 de junho de 2016

Lewandowski e Compahc sem autonomia; Tombamentos, desapropriações, em São Bernardo do Campo!!!

Luiz Marinho   prefeito do município de S.B. do Campo inaugura uma escola de educação infantil com o nome da mãe do ministro, Karolina Zofia Lewandowska, morta em 2010. Em 2011, Marinho já homenagear Lewandowski por ele ter sido o primeiro presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) do município.
Em 1984, Lewandowski era secretário jurídico do prefeito Aron Galante em S.B.do Campo. 
O anuncio abaixo antes da gestão  Lula  fala claro: Engenheiro Conrado Bruno Corazza presidente do Compahc. 
O tombamento, a preservação e a desapropriação de bens quando tais medidas se fizerem necessárias,  em São Bernardo do Campo!!! Desde que, utilizadas para fins culturais.  

Neste prédio comercial, ao lado da Prefeitura de S.B. do Campo gestão PT, funcionava 
os cartórios de registro de imóveis de S.B. do Campo. Muito estranho!!! 
https://www.youtube.com/watch?v=Mq1DRebTyD4

Veja a Conpahc!
O vice prefeito Walter Demarchi convoca a reabertura do Compahc em 1983. (Demarchi!!!)
ARON GALANTE, Prefeito do Município de São Bernardo do Campo, faz saber que a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo decretou e ele promulga a seguinte lei:
Lei 2608/84 | Lei nº 2608 de 05 de junho de 1984
E criado o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo, como órgão de cooperação governamental. 
ENRIQUE RICARDO LEWANDOWSKI – Secretário.

O então prefeito de São Bernardo do Campo Aron Galante, mal conhecia Lewandowski. Ele recorda: “Foi a família Demarchi que indicou o secretário jurídico. 

Em 2 de março de 1984 substituindo, interinamente, ao prefeito Aron Galante, Walter Demarchi empossa Ricardo Lewandowski na Secretaria de Governo;  o vice Walter Demarchi abria novo espaço ao Secretário de Assuntos Jurídicos na máquina municipal, e  empossou o primeiro Conselho Municipal do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural - São Bernardo do Campo, elegendo  como presidente, Ricardo Lewandowski . Uma entidade sem autonomia, à serviço de quem? 

O Compahc, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo, existe desde 1984, vinculado à Secretaria de Educação e Cultura e assessorado oficialmente pelo Serviço de Patrimônio Histórico da cidade.
Até o momento só chegam ao Compahc por via da atuação dos representantes de setores organizados da sociedade civil. No início eram quatro conselheiros hoje já somam dez. Por essa razão, ainda está por se fazer um estudo sociológico cuidadoso sobre esses agentes dentro de conselhos. Quem são os conselheiros? Quais são as entidades que representam? Quais interesses os conduzem à preservação do patrimônio? Em que medida representam de fato diversos grupos sociais no Conselho? Sua participação que qualifica o Conselho como um espaço político onde tomam lugar tensões sociais que se manifestam através do patrimônio. Nesse sentido, o próprio curso dos conselhos traz pistas para se compreender as dinâmicas de poder que transformam o espaço urbano hoje, logo, a própria história da cidade

- Na história do Compahc fica claro o destaque individual de alguns conselheiros como Bruno Corazza, engenheiro representante da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São Bernardo do Campo. Corazza muito defendeu tombamentos

- Simone Scifone, geógrafa representante da Universidade Metodista muito contribuiu para a consideração de bens naturais como patrimônio. A conselheira esteve à frente na defesa da fonte de água mineral do bairro Baeta Neves, um afloramento de lençol freático decorado com o painel de azulejos, e também da preservação da área verde no entorno da Chácara Silvestre, hoje a maior área verde da mancha urbana de São Bernardo do Campo.

- Outro exemplo emblemático é a socióloga Doraci Sponchiato, supervisora do Serviço de Patrimônio Histórico do município (o serviço técnico do Compahc) e sua representante no Conselho. É em sua função que serviço técnico e deliberações do Conselho se encontram. A conselheira, junto com Simone Scifone e outros conselheiros, muito colaboraram na organização das comissões técnicas e na elaboração das diretrizes.
- A gestão de Bruno Coraza foi conduzida por circunstancialidades e urgências. Por um lado a má conservação e o abandono em que se encontravam os bens protegidos já eram por si só temerários. Por outro, roubos, arrombamentos, depredação e até ocupações, atestavam que o destino dos bens tombados era a questão mais urgente a ser tratada. Outro problema que engessava o Compahc era a impopularidade do tombamento que causava demolições e vendas de bens de interesse mais rapidamente do que processo jurídico de proteção  em que conseguia agir.

Em defesa da preservação do terreno das antigas Indústrias Matarazzo, última área verde do centro da cidade, de propriedade do Ministério da Previdência Social, que estava sendo pouco a pouco devastada. Mesmo enviando ofícios e buscando resultados junto ao Prefeito Walter Demarchi, ao Ministro da Previdência Antônio Brito, ao Ibama e até ao Presidente da República Itamar Franco, o Compahc, impotente assiste ao loteamento e venda da área. Em 1995 a nova gestão assume o Compahc sob a presidência de Augusto Frederico de Almeida que tomou como meta principal “definir a atuação política de preservação do patrimônio histórico do Compahc”[11]. Para tanto, Almeida buscou qualificação para os conselheiros promovendo cursos, estudos e parcerias com instituições locais como a Universidade Metodista e também buscou apoio da USP, do Condephaat e do Iphan. Assim ficou claro que “O ideal é que o uso seja compatível com o tombamento servindo para atividades culturais”. Onze dos vinte e um bens tombados pelo Compahc foram registrados logo em sua primeira gestão. Destes, nove foram os bens arrolados pela prefeitura em 1969 e, seguindo a tradição do Iphan, não constituem mais do que um esboço um tanto monumental das primeiras ocupações da cidade.


A trama continua disfarçada pelos partidos políticos. Alex Manente em 2012 ajudou Luiz Marinho (PT) a se reeleger na prefeitura de S.B.do Campo  agora Manente  então Dep.Federal disfarçado pelo PPS se lança candidato à prefeitura, apoiado pelo amigo do Lula da Silva,  Walter Demarchi que entrará disfarçado de "vereador".

Ex-prefeito Walter Demarchi fala em retorno à vida pública. Prefeito de São Bernardo entre 1993 e 1996, o empresário Walter Demarchi prepara desfiliação do PRB – já alinhado com o deputado federal Alex Manente (PPS) – com o objetivo de retomar papel mais ativo na política local. O ex-prefeito falou em retorno admitindo não ter estratégia traçada nem de que forma será sua participação após 20 anos de ausência. Em sua gestão, Demarchi lembrou de seu secretariado que era composto pelo atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski – atuava como secretário de Assuntos Jurídicos –, e o ex-prefeito William Dib (PSDB), chefe da Pasta de Saúde. “Fiz um bom trabalho”.  http://www.dgabc.com.br/Noticia/1595032/ex-prefeito-walter-demarchi-fala-em-retorno-a-vida-publica



http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/viewFile/319/314
https://leismunicipais.com.br/a/sp/s/sao-bernardo-do-campo/decreto/1985/795/7952/decreto-n-7952-1985-disciplina-as-atribuicoes-organizacao-composicao-e-funcionamento-do-conselho-municipal-do-patrimonio-historico-e-cultural-de-sao-bernardo-do-campo-e-da-outras-providencias


Luciano Lewandoviski, irmão do Presidente do STF e os Investimentos bilionários

http://mudancaedivergencia.blogspot.com.br/2016/07/luciano-lewandoviski-irmao-do.html
CRLS de Cortegoso e Regina Demarchi, emitia notas oras pela Focal, oras pela Consist, oras pela Politec, oras pela Jamp
http://mudancaedivergencia.blogspot.com.br/2016/07/crls-de-cortegoso-e-regina-demarchi_13.html
Demarchi, Lula, Lewandowski, Bumlai, Marinho, Cortegoso, São Bernardo do Campo.
http://mudancaedivergencia.blogspot.com.br/2016/07/demarchi-lula-lewandowski-bumlai_11.html
Lewandowski e Compahc sem autonomia; Tombamentos, desapropriações, em São Bernardo do Campo!!!


http://mudancaedivergencia.blogspot.com.br/2016/07/lewandowski-e-compahc-sem-autonomia.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Lutegard Moraes
18:07


ESSE DEMARCHI E UM DOS DONOS DO RESTAURANTE SÃO JUDAS,O FAMOSO FRANGO COM POLENTA, , TEM QUE TOMAR UMAS POLENTADAS NAS FUÇAS.