POR MARINA DIAS
O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), recebeu, nesta sexta-feira (9), o deputado federal Gabriel Chalita na sede de transição do novo governo, na Praça da Sé. Como presidente do PMDB na capital paulista, Chalita levou ao petista as expectativas de seu partido para 2013 e pediu que Haddad receba a bancada de vereadores peemedebistas – composta por quatro parlamentares – para que o espaço do PMDB no novo governo seja definido. O encontro ficou agendado para o início da próxima semana.
O presidente municipal do PT e coordenador da transição de Haddad, vereador Antonio Donato, afirmou que nomes de novos secretários serão anunciados nos próximos dias, como Finanças e Negócios Jurídicos. "A vontade do prefeito é anunciar o núcleo mais próximo, de escolha pessoal dele, é nisso que ele está trabalhando", disse Donato.
Na próxima semana, acontece a segunda rodada de conversas, desta vez, com os parlamentares dos partidos aliados. "Todos os quatro partidos – PMDB, PSB, PCdoB e PP – farão parte do primeiro escalão", garantiu o dirigente petista.
Sobre a reunião com Chalita, Donato afirmou que "essa foi uma primeira conversa para firmar o conceito de governo que queremos construir, de coalizão", disse.
"Foi uma reunião para estabelecer o agradecimento do apoio do PMDB, particularmente do Chalita, mas é fundamental ouvir a bancada de vereadores para, aí sim, avançar com uma conversa de integração do PMDB ao governo", finalizou o petista.
A conversa entre Haddad e Chalita, com a presença de Donato, fecha o primeiro ciclo de conversas do novo prefeito com os partidos aliados. A reunião durou cerca de uma hora e vinte. No início da semana, Haddad recebeu representantes do PCdoB e PSB na sede da transição e, nesta quinta-feira (8), foi à casa do secretário-geral do PP, Jesse Ribeiro, para um café da manhã, sem a participação do deputado federal e presidente estudual do partido, Paulo Maluf. Essas conversas, em média, duraram pouco mais de meia hora.