terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AS FARC ATACA O BRASIL E MORRE TRÊS MILITARES BRASILEIROS, OPERAÇÃO TRAÍRA

Resultado de imagem para memorial homenagear os militares brasileiros rio traira farc
Resultado de imagem para memorial homenagear os militares brasileiros rio traira farc

Sidimar Fonseca Moraes, Sansão Ramos Gonçalves e Aldemir Lopes de Oliveira, soldados do 1º Batalhão Especial de Fronteira (Tabatinga – Amazonas), heróis do Traíra, seus exemplos de coragem e honradez permanecem vivos em nossas memórias. O Exército Brasileiro, em nome de um Brasil soberano, presta essa singela homenagem a vocês, que nos inspiram em nosso sagrado compromisso de servir à Pátria. "Fonte > Site do exercito"

Heróis do Traíra permanecem vivos em nossas memórias


https://www.youtube.com/watch?v=2YN2eDwfVfk

Na década de 1990, mais precisamente no dia 26 de fevereiro de 1991, um grupo de 40 guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), invadiu o território brasileiro na região de fronteira entre o Brasil e a Colômbia e, às margens do Rio Traíra, no Estado do Amazonas, atacou de surpresa o Destacamento Traíra do Exército Brasileiro,  que encontrava-se em instalações semi-permanentes e possuia efetivo muito inferior ao grupo guerrilheiro que o atacara. Nesse ataque morreram três militares brasileiros e vinte e nove ficaram feridos; várias armas, munições e equipamentos foram roubados.
Imediatamente as Forças Armadas do Brasil, autorizadas pelo então presidente Fernando Afonso Collor de Mello e com o conhecimento e apoio do Presidente colombiano César Gavíria Trujillo, deflagraram a secreta OPERAÇÃO TRAÍRA, com o objetivo de recuperar o armamento roubado e desencorajar novos ataques.
Resultado de imagem para exercito na amazonia
Resultado de imagem para operação traira 1991Imagem relacionada
Reação do Brasil:
  • Força Aérea Brasileira: apoiou a Operação Traíra com seis helicópteros de transporte de tropas Uh-UH1, seis caças bombardeiros AT-27 Tucano e aviões de apoio logístico C-130 Hérciles e C-115 Búfalo.
  • Marinha do Brasil: apoiou a operação com um Navio Patrulha Fluvial, que ficou baseado em Vila Bittencourt, cooperando com o apoio logístico e garantindo a segurança daquela região.
  • Exército Brasileiro: enviou sua principal elite, elementos de forças especiais e de comandos do Batalhão de Forças Especiais (atuais 1º Batalhão de Forças Especiais e 1º Batalhão de Ações de Comando), e também guerreiros de selva do até então 1º Batalhão Especial de Fronteira, para atacar a base guerrilheira que se encontrava em território colombiano, próximo a fronteira. Também apoiaram, militares do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, principal unidade do Comando Militar da Amazônia. O Comando de Aviação do Exército se fez presente fornecendo o meio de transporte utilizado pelos combatentes empregados na missão, 4 helicópteros de manobra HM-1 Pantera, 2 helicópteros de reconhecimento e ataque HA-1 Esquilo.comandos6lh8
  • Exército Colombiano: apoiou a operação com o Batalhão Bejarano Muñoz, acredita-se que tenha bloqueado a rota de fuga dos guerrilheiros, caso tentassem fugir do ataque brasileiro.
Imagem relacionadaResultado de imagem para memorial construído  homenagear e relembrar os militares brasileiros assassinados rio traira farc
O resultado dessa sigilosa Operação de Guerra foi a morte de 21 guerrilheiros das FARC, inúmeros capturados e a recuperação da maior parte dos armamentos e equipamentos que haviam sido roubados.
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/5195/TOA-GUERRILHA-NA-AMAZONIA%E2%80%93A-Experiencia-do-Rio-Traira%E2%80%94-Parte-3

Nenhum comentário: